UMA UEMS: Intergeracionalidade ficou garantida com participação da UMA no UEMS na Comunidade
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 13 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Considerado um dos eixos principais da Universidade da Maturidade (UMA), projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a intergeracionalidade se refere à cadeia de relações entre avós, pais, filhos adultos e netos. Nessa relação, existe certa reciprocidade entre os membros da família — que beneficia a todos. Por exemplo, os netos podem viver experiências enriquecedoras com seus avós.
Já na UMA, essa cadeia ultrapassa os portões familiares, e proporciona o estreitamento das relações em diversas outras instâncias e situações. Um bom exemplo foi o que aconteceu no último sábado dia 27, durante a nona edição do UEMS na Comunidade – outro importante projeto de extensão da Universidade.
Realizado no Centro Comunitário do Jardim Tarumã, o projeto foi sucesso de público e adesão, com mais de cinco mil pessoas passando pelo local e usufruindo de alguns dos serviços ofertados não só pelos cursos da UEMS, mas também pelos parceiros como APAE, Procon Estadual, PMMS, SEAD, Casa Civil, Fundação de Cultura e Defensoria Pública.
Para o prof. Dr. Djanires Lajeano Neto, coordenador do projeto Universidade da Maturidade, participar das ações da UEMS na COMUNIDADE é aliar as competências e habilidades desenvolvidas nos extensionistas da maturidade com o compromisso de promover intervenções de forma efetiva e afetiva para a sociedade de modo geral. “As ações intergeracionais são a essência da Universidade da Maturidade, por isso sempre incluímos crianças, jovens, adultos e as pessoas idosas na busca de uma sociedade cada vez melhor para se conviver”, acrescentou Neto.
Durante a nona edição do UEMS na Comunidade, as brincadeiras com as crianças foram coordenadas pela Professora Mestre Leila Cardoso Machado, juntamente com o apoio da Professora Ellen Maria Marques Lane e dos estagiários Raissa Cordeiro Lins, Willian Patrik Pereira Rodrigues e Yasmin Cambará Marafon, além da presença dos alunos do Projeto Universidade da Maturidade (UMA) da UEMS.
Leila explicou que foram trabalhadas brincadeiras de pular corda, com as músicas: “O homem bateu em minha porta”, “Salada, saladinha”, “Branca de Neve” e “Suco Gelado”, a brincadeira da cobrinha, pega-pega, esconde-esconde, elástico, além de um tobogã inflável para garantir a diversão da garotada. “Cerca de 300 crianças foram atendidas com essas e outras brincadeiras, e todas elas puderam trocar experiências, inclusive reaprendendo a brincar, justamente com os acadêmicos da UMA que participaram da ação”, concluiu a coordenadora pedagógica.









Comentários