top of page

UMA UEMS: Intergeracionalidade ficou garantida com participação da UMA no UEMS na Comunidade

ree

Considerado um dos eixos principais da Universidade da Maturidade (UMA), projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a intergeracionalidade se refere à cadeia de relações entre avós, pais, filhos adultos e netos. Nessa relação, existe certa reciprocidade entre os membros da família — que beneficia a todos. Por exemplo, os netos podem viver experiências enriquecedoras com seus avós.

 

Já na UMA, essa cadeia ultrapassa os portões familiares, e proporciona o estreitamento das relações em diversas outras instâncias e situações. Um bom exemplo foi o que aconteceu no último sábado dia 27, durante a nona edição do UEMS na Comunidade – outro importante projeto de extensão da Universidade.

 

Realizado no Centro Comunitário do Jardim Tarumã, o projeto foi sucesso de público e adesão, com mais de cinco mil pessoas passando pelo local e usufruindo de alguns dos serviços ofertados não só pelos cursos da UEMS, mas também pelos parceiros como APAE, Procon Estadual, PMMS, SEAD, Casa Civil, Fundação de Cultura e Defensoria Pública.

 

Para o prof. Dr. Djanires Lajeano Neto, coordenador do projeto Universidade da Maturidade, participar das ações da UEMS na COMUNIDADE é aliar as competências e habilidades desenvolvidas nos extensionistas da maturidade com o compromisso de promover intervenções de forma efetiva e afetiva para a sociedade de modo geral. “As ações intergeracionais são a essência da Universidade da Maturidade, por isso sempre incluímos crianças, jovens, adultos e as pessoas idosas na busca de uma sociedade cada vez melhor para se conviver”, acrescentou Neto.

 

Durante a nona edição do UEMS na Comunidade, as brincadeiras com as crianças foram coordenadas pela Professora Mestre Leila Cardoso Machado, juntamente com o apoio da Professora Ellen Maria Marques Lane e dos estagiários Raissa Cordeiro Lins, Willian Patrik Pereira Rodrigues e Yasmin Cambará Marafon, além da presença dos alunos do Projeto Universidade da Maturidade (UMA) da UEMS.

 

Leila explicou que foram trabalhadas brincadeiras de pular corda, com as músicas: “O homem bateu em minha porta”, “Salada, saladinha”, “Branca de Neve” e “Suco Gelado”, a brincadeira da cobrinha, pega-pega, esconde-esconde, elástico, além de um tobogã inflável para garantir a diversão da garotada. “Cerca de 300 crianças foram atendidas com essas e outras brincadeiras, e todas elas puderam trocar experiências, inclusive reaprendendo a brincar, justamente com os acadêmicos da UMA que participaram da ação”, concluiu a coordenadora pedagógica.


 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page