top of page

Pesquisadores da UEMS realizam intercâmbio internacional na Universidad de El Alto, na Bolívia

Ação decorre dentro do Leitorado IGR e UPEA com mobilidade financiada por Edital da DRI/UEMS

Dupla de pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está em intercâmbio internacional junto à Universidad Pública de El Alto, na Bolívia desde o dia 8 de maio. A ação reforça um eixo importante da internacionalização desenvolvida no âmbito da UEMS via Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que, por meio do Edital de Mobilidade Internacional, viabilizou a ida do grupo para o país da América do Sul.


A missão é integrada pelo pesquisador Flávio Zancheta Faccioni, doutor em Letras (UFMS), e Leitor Guimarães Rosa - Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que atua como supervisor da acadêmica Jaqueline da Penha Rodrigues (curso de Letras - Português/Espanhol da UEMS) e de Thiago Moessa Alves, profissional técnico da UEMS, e doutor em Educação (Unesp).


Moessa informa que, "conforme as normas estabelecidas pelo edital de mobilidade internacional, elaborei um projeto de Visita Técnica intitulado 'Para além do ranking: fortalecimento da cultura de avaliação da UEMS por meio do intercâmbio Brasil-Bolívia', cujo objetivo principal é conhecer e analisar as práticas de avaliação do curso de graduação em Linguística e Idiomas da Universidad Pública de El Alto (UPEA), na Bolívia".


Conforme o técnico de nível superior da UEMS, o projeto tem prazo de execução de 20 dias e visa "aprimorar a cultura de avaliação da UEMS e fomentar a troca de experiências e boas práticas entre as instituições. Nesse sentido, aliei no projeto minha formação em Letras e Educação com meu trabalho na PROE, por isso, a visita técnica aborda a avaliação de um curso de Linguística e Idiomas", explica Moessa.


O técnico da UEMS relata que a mobilidade internacional, obtida por meio de Edital da DRI/UEMS "contribui com o desenvolvimento da Pró-reitoria de Ensino no que tange à avaliação, assim como já estou colhendo muitos benefícios pessoais em minha carreira paralela como docente, visto que estou estreitando laços com especialistas em Linguística que trabalham em eixos teóricos distintos daqueles que estou familiarizado. Além disso, minhas habilidades em Língua Espanhola estão em desenvolvimento, assim como meu capital cultural, já que é a primeira vez que venho à Bolívia, apesar de viver tão próximo", detalha Moessa.


A acadêmica Jackeline da Penha Rodrigues, estudante do 3º ano do curso de Letras – Habilitação em Português/Espanhol da UEMS/Dourados, bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Internacional - Ações Afirmativas (PIBICin-AAf), sob orientação da professora Cíntia Diallo e coorientação do professor Flávio Faccioni também destaca a importância desta experiência acadêmica no âmbito internacional. O projeto da acadêmica tem uma vigência de 90 dias.


"Atualmente, realizo um intercâmbio de internacionalização na Universidad Pública de El Alto (UPEA), na Bolívia, com o objetivo de participar das atividades do curso de linguística e Idiomas, desenvolver uma pesquisa vinculada ao Programa Leitorado Guimarães Rosa, presente nessa instituição. Minha investigação tem como foco o ensino de língua portuguesa para estrangeiros sob uma perspectiva decolonial, com ênfase em autoras e pesquisadoras negras", pontua Jackeline.


De acordo com ela, a experiência "só está sendo possível graças aos editais de internacionalização da UEMS, que me proporcionaram a oportunidade de realizar uma pesquisa multicultural em outro país algo que, sozinha, eu não conseguiria alcançar. Sou imensamente grata por essa conquista", reconhece a estudante da UEMS.


Sobre o Leitorado Guimarães Rosa


O Programa Leitorado Guimarães Rosa, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil — e, na Bolívia, coordenado pela Embaixada do Brasil —, trabalha com a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira. Nesta iniciativa de mobilidade acadêmica, o prof. Dr. Flávio Faccioni contextualiza a supervisão dos integrantes da UEMS nesse intercâmbio. "Com a chegada da estudante Jackeline, que está sob a orientação da profa. Dra. Cintia Santos Diallo (UEMS), desenvolveremos atividades voltadas às populações afro-brasileiras. Para o Leitorado, será de grande valia contar com a colaboração de Jackeline e de sua orientadora para potencializar essas discussões".


Faccioni também explica sobre os processos do técnico de nível superior da UEMS. "Também com a presença do servidor Thiago Moessa Alves, o curso de Linguística e Idiomas (equivalente ao curso de Letras) contará com um forte colaborador nas atividades de avaliação do curso, sobretudo pelo interesse da direção em tê-lo como um curso avaliado em nível internacional".


Ele também informa que os espaços da UPEA contam com quase 80 mil estudantes e, nesse sentido, Thiago e Jackeline contribuem — já na primeira semana de suas mobilidades — com as atividades culturais desenvolvidas na Embaixada do Brasil na Bolívia, organizadas pelo Instituto e Leitorado Guimarães Rosa, em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa".


Por fim, Faccioni esclarece que ele Thiago estão ministrando aulas de português no Mestrado em Relações Internacionais, oferecido pela Academia Diplomática Plurinacional, órgão federal responsável pela formação de diplomatas na Bolívia. "Sem dúvida, a mobilidade de Thiago e Jackeline será frutífera para suas formações, para o Leitorado e para a efetivação de acordos de mobilidade entre a UEMS e a UPEA", conclui.

Comments


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page