Pesquisadores da França realizam palestra nas unidades da UEMS de Campo Grande e Dourados
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 13 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Eles são da Universidade de Bourdeux

Os pesquisadores da Universidade de Bourdeux, na França, Camille Guichard-Libersac e Giovanni Agresti realizarão palestras sobre “Linguística do Desenvolvimento Social” nas unidades da Universidade de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande (14/08) e de Dourados (16/08).
As mesas de discussões serão mediadas pelo Professor Dr. Adilson Crepalde, que durante seu estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo e na Universidade de Bordeaux, em 2022, conheceu os pesquisadores e está realizando um projeto em parceria com eles sobre a aplicação da metodologia da “Linguística do Desenvolvimento Social” no estudo da língua Guarani.
“Eu tive a oportunidade de conhecer o professor Giovanni Agresti, ele é italiano, mas trabalha na Universidade de Bordeaux, na França. Fizemos seminários e trabalhamos com a pós-graduação, assim surgiu a ideia de se aplicar a metodologia da Linguística do Desenvolvimento Social para pensar um pouco a língua Guarani, como a língua Guarani está relacionada ao meio ambiente, como está relacionada a determinadas respostas que nós estamos enfrentando hoje para se resolver problemas ambientais, problemas sociais, problemas econômicos”.
Camille Guichard-Libersac é francesa, da Universidade de Bordeaux, e está fazendo doutorado sanduíche pela Universidade de São Paulo. Trabalha com análise do discurso e, especificamente, com o discurso LGBTQIA+. “Ela vem também para falar um pouco da experiência dela no Brasil de aprendizagem de língua portuguesa e de intercambista, sobre as dificuldades, pontos positivos de fazer esse intercâmbio, de trocar conhecimento. E muito embora ela seja uma aluna da pós-graduação, isso pode ajudar na consolidação da internacionalização na UEMS, para pesquisadores e de alunos”, ressalta o docente.
De acordo com o professor Crepalde, os pesquisadores fazem estudos e trabalhos com línguas minoritárias na Europa e tem interesse em formar uma rede de pesquisadores de várias partes do mundo. Com financiamento de um órgão de fomento da França, eles vêm pesquisar no Brasil, para entender o funcionamento da língua guarani in loco e também conversar com pesquisadores brasileiros que estejam interessados em fazer dessa rede.
Em Campo Grande, o Seminário ocorrerá no dia 14 de agosto, segunda-feira, na Sala S09, Bloco D1, com certificado de 3h.
Na Unidade de Dourados, a palestra e encontro com pesquisadores será no dia 16 de agosto, quarta-feira, no Anfiteatro Central de Dourados, às 13h30.
Por: Eduarda Rosa








Comentários