top of page

Uso da Assinatura GOV.BR cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Neste ano, o serviço da plataforma do Governo Federal já foi utilizado 95 milhões de vezes. Em 2024, no mesmo período, foram 50 milhões de assinaturas digitais realizadas pelo GOV.BR

ree

Marcello Casal Jr/Agência Brasil


A utilização da Assinatura Eletrônica GOV.BR teve um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, a solução desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi usada 95 milhões de vezes. Já em 2024, no mesmo período, foram 50 milhões de assinaturas realizadas. 


“A Assinatura GOV.BR é uma ‘mão na roda’ para as pessoas e por isso, cresce tanto. Não precisa imprimir e nem se deslocar, o serviço pode ser utilizado pelo celular em qualquer lugar”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Além disso, o documento assinado digitalmente pelo GOV.BR tem validade jurídica e, segundo a legislação, tem a mesma validade de um documento físico”, completou. 


Ainda de acordo com a legislação brasileira, a Assinatura GOV.BR é classificada como avançada, o que significa que seu uso dá garantias de segurança no processo de assinatura, é associada ao signatário de maneira individual e possui elevado nível de confiança e segurança. Além disso, quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital são detectáveis. O arquiteto Daniel Lima, natural de Goiânia, relata que usa a Assinatura GOV.BR semanalmente há dois anos e recomenda para todo mundo.


“Como trabalho com prestação de serviço, sempre tenho que assinar contratos com clientes. Com assinatura digital, podemos agilizar o processo burocrático e economizar papel”, relata.


Saiba como usar


O processo para utilizar a solução do MGI é bem simples. Para assinar digitalmente na plataforma do governo federal, é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.


Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.



Atualmente, a plataforma do governo federal possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços digitais federais. Além disso, possibilita o acesso a outros mais de 8.700 serviços estaduais e municipais. Além da Assinatura GOV.BR, entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.


Em caso de dúvidas, acesse gov.br/conta


Por: Agência Gov | Via MGI


 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page