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UFGD inaugura novo prédio da Reitoria na Cidade Universitária durante celebração dos 20 anos

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A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inaugura, no dia 2 de setembro de 2025 (terça-feira), às 14h, o novo prédio da Reitoria na Cidade Universitária. A solenidade integra as comemorações dos 20 anos da instituição e contará com a presença de autoridades estaduais e do ministro da Educação, Camilo Santana. Após a inauguração, o ministro seguirá para uma agenda no Hospital Universitário (HU-UFGD).


Localizado logo na entrada da Cidade Universitária, o prédio da Reitoria é considerado um “cartão de visitas” da instituição. Após passar mais de 10 anos figurando como uma obra inacabada, agora o edifício se transforma em um símbolo positivo de consolidação da UFGD.


Com 3.015,47 m² de área construída, a nova sede da Reitoria dispõe de 226 postos de trabalho e 56 salas distribuídas em três pavimentos. O espaço reunirá a Reitoria, as pró-reitorias e setores administrativos hoje localizados na Unidade 1, além da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), atualmente instalada na Unidade 2. A exceção será a Pró-Reitoria de Administração, que irá para o antigo prédio da Prefeitura Universitária junto com a Superintendência de Infraestrutura. A mudança está prevista para outubro e será realizada de forma gradual, sem interrupção dos serviços.


INVESTIMENTO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA


O investimento total na obra foi de R$ 11.836.902,49. A construção começou em 2009, com recursos da Lei Orçamentária Anual de 2010 e 2011, além de arrecadação própria da universidade. Após paralisações, a retomada foi viabilizada em 2023 por meio de emendas parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul, recursos das Leis Orçamentárias de 2024 e 2025 e arrecadação própria de 2025, somando R$ 9,8 milhões.


Segundo a gestão da UFGD, esse avanço só foi possível graças à articulação junto à bancada federal do estado. O trabalho do reitor Jones Goettert e do então pró-reitor de Avaliação Institucional e Planejamento, Etienne Biasotto, garantiu não apenas recursos para investimentos, mas também para custeio, o que possibilitou normalizar o funcionamento de diversas áreas da universidade.


RETOMADA DA OBRA


O caminho até a conclusão foi desafiador. Em 2013, após 58% do projeto executado, o contrato com a primeira empresa foi rescindido por descumprimento de prazo. Uma tentativa em 2014 fracassou na licitação, e outra em 2019 não avançou por falta de recursos.


Após 12 anos de paralisação, em 2021 a UFGD contratou uma empresa especializada para elaborar um laudo técnico para avaliar as condições da estrutura e propor soluções. Projetos complementares também foram ajustados com alterações de layouts para atender às necessidades atuais e às normas técnicas. Assim, em 2023, de posse das soluções propostas para o tratamento e reforço da estrutura em concreto armado, a obra foi finalmente retomada com a assinatura do Contrato nº 32/2023 com a empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda., resultando na conclusão da nova sede administrativa.


Jornalismo ACS/UFGD

 
 
 

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