UEMS tem oito bolsas aprovadas no edital de Produtividade em Pesquisa do CNPq
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 29 de jul.
- 2 min de leitura
As propostas da UEMS contemplam diversas áreas do conhecimento

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve destaque na Chamada CNPq Nº 18/2024, com oito bolsas aprovadas para implantação e outras cinco recomendadas, ainda que abaixo do limite de recursos disponíveis. A ação integra o tradicional programa de bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo é fortalecer a produção científica e tecnológica do país, reconhecendo pesquisadores com atuação de excelência em suas áreas.
No total, foram aprovadas 6.057 bolsas em três modalidades: Produtividade em Pesquisa (PQ), correspondente a 40% da demanda; Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr), 55% da demanda; e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), com cerca de 30% da demanda atendida.
O resultado completo da chamada pode ser consultado no site do CNPq:👉 Resultado final – Chamada CNPq Nº 18/2024: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/bolsa-de-produtividade-resultado-final/Chamada182024ResultadoFinalVF.pdf
As propostas da UEMS contemplam diversas áreas do conhecimento, incluindo Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias.
Conforme a coordenadora da Divisão de Pesquisa da UEMS, professora Cláudia Cardoso, a conquista reforça a crescente presença da Universidade no cenário nacional de pesquisa. “Essa é uma política pública tradicional do CNPq de fomento à ciência, tecnologia e inovação. A cada ano, a UEMS vem aumentando o número de propostas recomendadas e bolsas implantadas. Esse resultado é mérito dos nossos pesquisadores, que se destacam nacionalmente pela excelência em seus trabalhos, sendo reconhecidos por seus pares”, destaca.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UEMS, professor Vinícius Ribeiro, os investimentos em políticas institucionais de apoio à ciência têm dado resultados expressivos. “As políticas desenvolvidas no âmbito da instituição fortalecem as pesquisas. Os pesquisadores da UEMS são versáteis e representam a vontade da Universidade de se consolidar no cenário nacional com pesquisas de qualidade, que elevam o nome do Mato Grosso do Sul”, afirma.
Por: Imprensa UEMS








Comentários