UEMS realiza provas do UEMSVest em 19 cidades; redação abordou identidade sul-mato-grossense
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- há 6 dias
- 5 min de leitura
Ao todo, 7.360 pessoas se inscreveram para o processo seletivo

Candidatos e candidatas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participaram, neste domingo (23), das provas do Processo Seletivo Vestibular UEMS 2026 (UEMSVest 2026). O tema da redação deste ano foi “Aspectos identitários decorrentes da dificuldade mencionada para a população e a cultura do estado sul-mato-grossense”, abordagem que estimulou reflexões sobre a formação histórica, cultural e territorial do estado.
As provas foram aplicadas simultaneamente em 19 municípios: Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Ao todo, 7.360 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, com abstenção de 14,55%.
A vice-reitora da UEMS, Luciana Ferreira, acompanhou a realização do processo seletivo e destacou o acolhimento oferecido pela instituição aos participantes. “Estamos aqui hoje para o nosso vestibular, com cerca de 7,3 mil estudantes inscritos. É uma honra e um privilégio acompanhar esse movimento dos estudantes do Estado e de todo o país. Desejamos sucesso, sorte e tranquilidade na execução da prova”, afirmou.
A presença de familiares acompanhando os vestibulandos também marcou o movimento na unidade. Elisangela Santos, 45 anos, mãe de uma candidata ao curso de Enfermagem, destacou que a escolha profissional da filha é motivada pelo desejo de cuidar das pessoas. “O curso de Enfermagem ela está fazendo por amor. Ela fala que quer cuidar das pessoas”, contou.
Sobre a preparação, Elisangela relatou o esforço da estudante diante das limitações financeiras. “Ela fez cursinhos online porque a situação não é muito boa para pagar cursinho. Tudo quanto é curso preparatório que aparece, ela faz. A escola também deu apoio: fizeram ‘aulão’, ela fez o ‘intensivão’. Acho que ela está preparada, sim”, avaliou.
Unidade Universitária de Campo Grande
Na Capital do estado, onde também houve grande movimentação de candidatos, as expectativas para o ingresso na UEMS foram marcadas por histórias pessoais e diferentes trajetórias. A jovem Jéssica Alcântara Marques, 21 anos, candidata ao curso de Medicina, destacou a qualidade da prova e da instituição. “As minhas expectativas para o vestibular da UEMS são muito boas. A prova é muito bem feita e eu estudei bastante, então estou indo com a mente bem aberta”, afirmou. Para ela, a escolha pelo curso na Universidade combina estrutura e realização pessoal. “Escolhi o curso de Medicina da UEMS não só pela estrutura da Universidade, que é muito boa, mas porque é o curso do meu coração. Achei a UEMS uma ótima opção para realizar meu sonho”, completou.
Entre os candidatos que celebram novas etapas da vida está Adjane de Deus, 62 anos, que decidiu prestar vestibular para Psicologia. Já aposentada, ela ressaltou o vínculo afetivo com a instituição e a proximidade com a Unidade Universitária do Santo Amaro. “Vou fazer 62 anos e escolhi Psicologia na UEMS porque tem tudo a ver comigo. Moro perto da UEMS e quero muito estudar aqui”, contou.
Luciana enfatizou ainda o compromisso da Universidade com políticas de permanência estudantil. “A UEMS é uma universidade pública e gratuita, que vem consolidando, ao longo de sua história, políticas importantes de permanência. Nossos estudantes têm acesso a bolsas de permanência, bolsas de pesquisa, extensão, oportunidades de internacionalização e um ambiente que preza pelo acolhimento, numa comunidade viva e participativa”, ressaltou.
A vice-reitora também lembrou que seguem abertas, até 18 de janeiro de 2026, as inscrições do processo seletivo Pró-UEMS, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos dez anos. “Estamos de braços abertos esperando nossos futuros calouros e já preparando o PROINCA, nosso programa de acolhimento para 2026”, completou.
O tema da redação, amplamente repercutido pela imprensa, foi detalhado pelo Pró-reitor de Ensino (PROE), Walter Guedes, que destacou a riqueza de elementos possíveis de serem explorados pelos candidatos. Segundo ele, o texto de apoio permitiu refletir sobre múltiplos aspectos relacionados ao desmembramento do estado de Mato Grosso e à criação de Mato Grosso do Sul, em 1977.
“O tema proporcionou aos candidatos uma rica oportunidade de discutir diversos aspectos históricos, geográficos e culturais envolvidos na formação do estado”, explicou Guedes. Ele destacou que o assunto poderia contemplar elementos como a trajetória de formação de Mato Grosso do Sul e o papel dos ciclos econômicos; a relevância dos biomas Pantanal e Cerrado; a riqueza hídrica; e a posição fronteiriça com Bolívia e Paraguai, fatores que moldaram tanto a cultura quanto a organização territorial.
O pró-reitor também ressaltou a possibilidade de abordar a identidade regional. “Era possível discutir o que é ‘ser sul-mato-grossense’ e a contribuição de influências culturais variadas — indígena, paraguaia, boliviana, nordestina, sulista, paulista e mineira — além das expressões artísticas presentes na culinária, música, danças, festas populares, artesanato e literatura”, completou.
Unidade Universitária de Dourados
Em Dourados, unidade que tradicionalmente concentra grande número de participantes e reforça o papel da UEMS como polo de educação superior na região da Grande Dourados, candidatos e familiares também compartilharam expectativas sobre o processo seletivo. Entre eles estava Laura Mazzonetto, 17 anos, moradora de Rio Brilhante, que prestou a prova para o curso de Direito. Para ela, o momento mistura ansiedade e confiança.
“É um pouco apavorante ter que fazer a prova sem saber exatamente o que vai cair, mas eu me preparei bem. Eu estudei, então estou confiante e vai ser o que Deus quiser. Não tem como prever o que vai acontecer, mas vou dar o meu melhor”, afirmou. A escolha pelo curso também foi planejada. “Escolhi Direito porque abre muitas portas, é muito bom para prestar concurso e pode me dar estabilidade. É o que eu quero para a minha vida: estabilidade para ter minha família e tudo mais”, completou.
Outro participante que realizou a prova na Unidade Universitária de Dourados foi Vinícius Ishizu, 19 anos, candidato ao curso de Medicina da UEMS, ofertado em Campo Grande. Ele destacou que a preparação para o vestibular exige constância e dedicação. “O preparo para essa prova ocorre durante todo o ano, com muito estudo, foco e dedicação”, relatou. O jovem também avaliou positivamente o curso e o campus. “A UEMS é um campus novo, que mostra muita oportunidade para quem está buscando entrar. Tenho certeza de que quem fizer parte dessa Universidade vai conseguir construir uma carreira e ter um futuro brilhante”, afirmou.
A tradição familiar também motivou a escolha de Ana Beatriz Martins, 18 anos, candidata ao curso de Medicina. Ela destacou a infraestrutura e a qualidade acadêmica da instituição como fatores decisivos. “A UEMS é uma universidade com um campus muito bom e uma grade de aulas muito boa também. Minha mãe se formou aqui, então minha prioridade é passar aqui”, relatou. Sobre a prova, demonstrou confiança: “Acho que vou conseguir. Espero que seja uma prova boa, igual foi no ano passado”.
Para Isabelle dos Santos Cândidos da Luz, 17 anos, candidata ao curso de Direito, a credibilidade da instituição foi determinante na escolha. “A UEMS é uma faculdade que a minha família e eu consideramos muito boa e muito bonita. Conhecemos alguns professores e eles são muito bons”, afirmou. Questionada sobre a preparação, Isabelle foi direta: “Estou preparada, espero passar”.
CRONOGRAMA UEMSVestA divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva está previso para ser divulgado na quarta-feira (26/11). Os candidatos e candidatas terão os dias 27 e 28 de novembro para recurso ao gabarito preliminar. O edital de abertura do UEMSVest destaca ainda que a divulgação do gabarito definitivo das Provas Objetivas está prevista para 18 de dezembro de 2025.
26/11/2025 - Divulgação do gabarito preliminar das Provas Objetivas
27 e 28/11/2025 - Período de recurso ao gabarito preliminar
18/12/2025 - Divulgação do gabarito definitivo das Provas Objetivas
05/01/2026 - Resultado Preliminar e Resultado da Prova de Redação e dos recursos ao gabarito
06 e 07/01/2026 - Período de recurso ao Resultado Preliminar e ao Resultado da Prova de Redação
20/01/2026 - Divulgação do Resultado Final
Editais podem ser baixados diretamente pelo site da FAPEC: https://concurso.fapec.org/single-edital.php?new_id=236
Perfil oficial da UEMS no Instagram: https://www.instagram.com/uemsoficial/
Por: Wender Carbonari, Rubens Urue, Gisleine Rodrigues, Katiuscia Fernandes








Comentários