UEMS promove roda de conversa sobre mulheres e meninas na ciência
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- há 7 horas
- 2 min de leitura

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS), em parceria com a Divisão de Ações Afirmativa e Equidade (DAAFE/PROAFE), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), promove a roda de conversa on-line “Ciência, Gênero e Justiça Social: o lugar das mulheres e meninas no fazer científico”.
A atividade tem como objetivo fomentar o debate crítico sobre as desigualdades de gênero que atravessam os campos da ciência, da produção do conhecimento e da pesquisa acadêmica, evidenciando os desafios históricos, estruturais e institucionais enfrentados por mulheres e meninas. O enfoque recai especialmente sobre aquelas pertencentes a grupos socialmente minorizados, cujas trajetórias são marcadas por múltiplas formas de exclusão e silenciamento no ambiente científico.
Ao mesmo tempo, a roda de conversa busca valorizar trajetórias, saberes e práticas científicas produzidas por mulheres, destacando suas contribuições para a construção de uma ciência comprometida com a justiça social, a equidade e a diversidade. A proposta reforça a importância de reconhecer e ampliar a presença feminina nos espaços de produção científica e acadêmica.
O encontro contará com a participação de pesquisadoras de reconhecida atuação acadêmica, vinculadas a diferentes instituições de ensino superior, que compartilharão reflexões sobre suas trajetórias, experiências profissionais, desafios enfrentados no fazer científico, bem como estratégias de resistência e transformação no interior da universidade e da sociedade. Participam da roda de conversa Joanice Santos Conceição (UNILAB), doutora em Educação, com atuação nas áreas de relações étnico-raciais, gênero, educação antirracista e epistemologias negras; Marinete Aparecida Zacarias Rodrigues (UEMS), doutora em Educação, pesquisadora nas áreas de gênero, raça, etnia, políticas educacionais e formação docente; e Sara Wagner York (UERJ), doutora em Educação, referência nos estudos de gênero, sexualidades, direitos humanos e educação antidiscriminatória.
Trata-se de um espaço formativo, dialógico e aberto ao público, voltado a estudantes, docentes, pesquisadoras(es), profissionais da educação e demais interessadas(os) na promoção da igualdade de gênero na ciência e no fortalecimento de práticas científicas socialmente comprometidas.A atividade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em História (PROFHISTÓRIA) e da Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe (AINALC).
DATA 11/02/2026
HORA 18h (MS) e 19h (Brasília)
Certificado 2 horas
Link Inscrição: https://www.even3.com.br/ciencia-genero-e-justica-social-691070

Comentários