UEMS promove ação inédita para formação de soldados do 3º Batalhão da PMMS
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 7 de mai.
- 2 min de leitura
PROAFE realizou palestras a policiais em formação com foco em direitos humanos e cidadania

Nesta segunda-feira (5) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou uma ação inédita em contribuição ao Curso de Formação de Soldados CFSO do 3º Batalhão de Polícia Militar de MS de Dourados (PMMS), com a Palestra “Formação em Direitos Humanos e Equidade”.
Estiveram presentes o prof. Dr. Fernando Machado, responsável pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE) e o tenente-coronel QOPM Teodoro Caramalac Neto, comandante da PMMS em Dourados. As palestras foram conduzidas pelas docentes da UEMS, profa. Dra. Cíntia Diallo, profa. Dra. Nubea Xavier, profa Dra. Gabriele Cristine Rech e pelo docente prof. Dr. Wilker Soledade.
A promoção da formação foi articulada pela PROAFE/UEMS, que assinou protocolo de intenção para termo de cooperação celebrado entre UEMS e PMMS, e visa a integração, diálogo e fortalecimento de ações institucionais entre as partes celebrantes, para promoção dos direitos humanos, inclusão, diversidade e combate à violência contra a mulher, discriminação e racismo, dentre outros temas correlatos.
Conforme o pró-reitor Fernando Machado, "a ação integra o termo de cooperação firmado entre as UEMS e PMMS para promoção dos direitos humanos, combate à discriminação e atenção à mulher em situação de violência. Receber a PMMS na nossa Universidade para uma formação em direitos humanos é uma grande honra, que evidencia o respeito entre as instituições e a busca por um atendimento com excelência das demandas da sociedade".
O comandante da PMMS de Dourados, Ten. Cel. Caramalac agradeceu a oportunidade e ressaltou que os alunos ganham com a formação ofertada pela UEMS. "Nossos alunos e alunas soldados estão sendo aperfeiçoados para o atendimento em sua atividade-fim, que é a segurança da população, justamente num momento que a PMMS exige uma maior formação técnica destes policiais. Nosso objetivo é atender todos os cidadãos sul-mato-grossenses e, essa parceria com a UEMS, tenho certeza, resultará em quadro de profissionais mais aptos a este atendimento", resumiu o militar.
A profa. Dra. Cíntia Diallo, chefe da Divisão das Ações Afirmativas e Equidade (DAAFE) destaca que esta "é uma excelente oportunidade para ampliar a atuação da PROAFE e estender às outras instituições do Estado, o debate a respeito de temas complexos e sensíveis, que permeiam as relações institucionais, pessoais e cotidianas. Assim, esperamos contribuir na desconstrução de estereótipos, no enfrentamento do racismo e discriminações correlatas, além de fomentar o reconhecimento e valorização das diferenças".
As palestras abordaram os seguintes eixos temáticos: "Caminhos para construir práticas antirracistas", proferida pela profa. Dra. Cíntia Diallo; "Mulheres em foco: gênero, equidade e estratégias de superação", conduzida pela profa. Dra. Nubea Xavier; e "Capacitismo em Foco: Relações Sociais, a Pessoa com Deficiência e/ou Transtorno, e a Prática da Abordagem Humanizada", apresentada pela profa Dra. Gabriele Cristine Rech e pelo prof. Dr. Wilker Soledade.
Dentre os desdobramentos da parceria, a PROAFE realizará visitas técnicas para apresentar a UEMS para a comunidade militar contribuindo para um estreitamento entre a Universidade e os policiais e seus familiares. "Nosso objetivo é divulgar a UEMS, uma vez que ofertamos bolsas e auxílios com foco na permanência. Muitos policiais aqui presentes podem cursar uma segunda graduação. E mesmo os amigos e familiares destes podem conhecer a Universidade e as oportunidades ofertadas", finalizou Machado.
Por: Rubens Urue








Comentários