UEMS fortalece laços com a comunidade do distrito de Santa Terezinha, em Itaporã
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 21 de ago.
- 3 min de leitura
Evento foi marcado pela participação expressiva dos moradores

Reforçando o compromisso de aproximar universidade e sociedade, o projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), UEMS na Comunidade realizou, na última sexta-feira (16), a sua 30ª edição no distrito de Santa Terezinha, em Itaporã. Com oferta de serviços, atendimentos e atividades culturais, o evento foi marcado pela participação expressiva dos moradores, que celebraram a chegada da universidade até a comunidade.
Para Marlucia Pereira Alves Moreli, presidente da Associação de Mulheres Rurais e Empreendedoras de Santa Terezinha (AMREST), a presença da UEMS no distrito representa um marco.
“É a primeira vez que a nossa comunidade está recebendo um evento como esse, da UEMS. É muito importante, porque como somos de uma comunidade bem distante da sede do município, fica difícil ter acesso a serviços básicos, como identidade e documentação. Quando todas essas instituições vêm até nós, para explicar e ajudar, é de suma importância. Nós aqui do Santa Terezinha estamos muito satisfeitos com essa parceria com a UEMS”, destacou.
A valorização feminina também foi ressaltada pela artista plástica Aurinda dos Santos, moradora do distrito, que encontrou na arte uma forma de superação pessoal. “Eu tive um problema muito sério de depressão e comecei a rabiscar. Esse processo virou uma terapia e hoje tenho mais de 300 obras. Participar deste evento maravilhoso é viver o empreendedorismo, ver as mulheres com crochê, alimentos, doces, mostrando para o mundo o valor que têm. Isso faz as pessoas crescerem, a gente sente que está sendo valorizada. Também parabenizo a organização pela preocupação em trazer diversos serviços e pelos cuidados com a saúde dos idosos e até dos animais”, relatou.
Segundo a coordenadora do programa, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Erika Kaneta Ferri, a missão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul vai além da formação profissional.
“Nós, enquanto instituição pública, temos o dever de promover, por meio do acesso ao conhecimento, um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida para todos. Nosso compromisso é seguir como uma universidade inclusiva, atuante nas demandas sociais e que contribua cada vez mais para o desenvolvimento regional”, afirmou.
A programação incluiu atividades de inclusão e cidadania, como emissão de documentos, orientações sobre uso do aplicativo Gov.br para ampliar a autonomia digital, experiências criativas para crianças, oficinas pedagógicas e rodas de conversa sobre direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), carreiras jurídicas e direito eleitoral. Também foram apresentados os cursos de graduação da UEMS, bolsas e auxílios disponíveis aos futuros acadêmicos.
Na área da saúde, acadêmicos e professores do curso de Enfermagem ofereceram atendimentos com informações sobre prevenção de câncer de mama, próstata e pênis; incentivo ao exame Papanicolau; prevenção ao HPV; teste rápido para ISTs; além de aferição de glicemia e dados antropométricos. O evento contou ainda com a parceria da Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), Fundesporte, Instituto de Identificação da Sejusp, Anoreg - Cartório de Protesto, Secretarias Municipais de Cultura e Saúde de Itaporã, entre outras instituições.
O UEMS na Comunidade é uma realização da Universidade Estadual e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil. Para acompanhar as próximas edições e novidades do programa, siga as redes sociais oficiais @uemsoficial e @uemsnacomunidade.
Colaboração de Diana Gaúna.
Por: Imprensa UEMS








Comentários