UEMS disponibiliza a Comunidade Acadêmica acesso ao software Turnitin - plataforma antiplagio
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 11 de set.
- 2 min de leitura
A iniciativa reforça o compromisso da UEMS com a ética na pesquisa e impulsiona a produção científica

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) passou a disponibilizar à sua comunidade acadêmica o acesso ao Turnitin – Similarity Originality Add-On, uma das plataformas internacionais mais reconhecidas no apoio à verificação de originalidade e detecção de similaridades em trabalhos acadêmicos e científicos.
Os convites para criação de conta já foram reenviados aos e-mails institucionais dos(as) servidores(as). A universidade orienta que todos acessem suas caixas de entrada e realizem a ativação, garantindo assim o uso pleno da ferramenta e de suas funcionalidades. Além disso, solicita a colaboração na divulgação da novidade entre os pares, ampliando o alcance da iniciativa.Para a Técnica Ma. Elaine Freire Lessa, Bibliotecária-Chefe da Assessoria de Coordenação das Bibliotecas da UEMS, "o Turnitin é uma ferramenta antiplágio que rastreia e compara os trabalhos produzidos por nossos alunos e pesquisadores com uma ampla base de dados, identificando trechos semelhantes a publicações anteriores. Além disso, quando a Biblioteca disponibiliza esses trabalhos no Repositório Institucional da UEMS, temos a tranquilidade de que são inéditos e livres de plágio, o que reforça a credibilidade da nossa produção científica".
Já a Técnica Dra. Eliane Carvalho, responsável pela Divisão de Publicações, vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), ressalta que a adoção do Turnitin "representa um avanço importante para a credibilidade científica da instituição, sendo essa conquista um avanço significativo para a Divisão de Publicações, responsável pela edição de livros e periódicos da UEMS, fortalecendo a confiabilidade e a qualidade editorial de nossas produções. Atende, ainda, a uma demanda apresentada pelos Editores Científicos dos periódicos institucionais e reafirma o compromisso em apoiar os setores envolvidos com a produção científica”.
A plataforma é amplamente reconhecida como ferramenta de apoio na verificação de originalidade e na detecção de similaridades em trabalhos acadêmicos e científicos, sendo um importante instrumento no combate ao plágio e na promoção da ética na pesquisa.Materiais de apoio disponibilizados pela empresa responsável pelo Turnitin podem ser acessados pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1aTuvCLh-tM7oDeIJQ6U3osCmTxe3yuSX
Maiores informações, enviar e-mail para editorauems@uems.br

Por: Imprensa UEMS








Comentários