top of page

Sucata Cultural levará espetáculos para diversas cidades no mês das crianças

O Sucata Cultural estará em mais de oito cidades do Mato Grosso do Sul durante o mês de outubro


ree
Espetáculo: Estamos em ebulição

No mês de outubro, em meio às comemorações pelo Dia das Crianças, o Sucata Cultural se prepara para uma intensa agenda de apresentações. Segundo João Rocha, sócio-fundador do projeto, as atividades do Sucata vão além de um espaço físico, e o grupo já tem três espetáculos de circo programados, intitulados “Balança mas não cai”, “Estamos em Ebulição” e “O incrível atirador de facas”. Estas apresentações ocorrerão em parceria com o Casulo - Espaço de Cultura e Arte, nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro. 


ree
Espetáculo: Balança mas não cai

ESTADO


Além das apresentações em Dourados, o Sucata Cultural estará em mais de oito cidades do Mato Grosso do Sul durante o mês de outubro, realizando mais de dezoito apresentações. A extensa agenda não é novidade para a companhia, que já percorreu todas as regiões do Brasil, levando sua arte para os principais festivais de teatro, dança e circo. “Em outubro estaremos focados em atender as demandas de fora do Sucata, como as escolas e cidades que querem promover um evento de qualidade para as crianças. E, queremos resgatar um pouco da memória do circo, levando felicidade singela e marcante na vida dessas crianças”, explicou João.


ARTE


O Sucata Cultural se destaca por sua atuação na democratização do acesso à cultura, principalmente para crianças em situação de vulnerabilidade. Projetos como o “Renasce”, em parceria com a Prefeitura de Dourados, proporcionam aulas gratuitas para alunos da rede municipal. Além disso, o Sucata realiza apresentações em aldeias, assentamentos e regiões periféricas. “A gente já fez diversas ações para atender crianças em vulnerabilidade. Temos projetos que vão às aldeias, aos assentamentos, e realizamos espetáculos gratuitos ou a preços populares. Nosso trabalho é levar a arte para quem muitas vezes não tem acesso”, afirmou o fundador.


DESAFIOS


Em seus sete anos de existência, o Sucata Cultural impactou milhares de pessoas, tanto em Dourados quanto em outras cidades do Brasil. No entanto, João Rocha ressalta que os desafios são grandes, especialmente pela falta de reconhecimento e apoio institucional.


“O principal desafio ainda é a falta de reconhecimento institucional, não necessariamente só financeiro. Muitas vezes, a gente vai para São Paulo ou Rio de Janeiro apresentar e, na nossa própria cidade, não há divulgação de que temos artistas no circuito nacional. É importante que a cidade entenda a relevância de um projeto como o nosso”, destacou.


ree
Espetáculo: O incrível atirador de facas

Além de promover a arte, o Sucata Cultural também movimenta a economia criativa local, gerando emprego e renda para artistas, técnicos e fornecedores da região. “Hoje, somos oito pessoas trabalhando diretamente e contamos com uma rede de mão de obra local, desde serralheiros até costureiras, que se beneficiam com nossos projetos. A cultura não é apenas arte; ela também movimenta a economia”, conclui. 


Por: Charles Aparecido DRT2080//MS

 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page