top of page

Selo “Made in Pantanal” valoriza empreendedores e fortalece o bioma

Iniciativa do Sebrae/MS promove produtos com identidade pantaneira e impulsiona pequenos empreendedores

ree

Para destacar produtos com origem no bioma Pantanal, o Sebrae/MS criou o selo “Made in Pantanal”. A proposta é valorizar negócios que carregam tradição, história e identidade pantaneira, além de promover o desenvolvimento econômico da região, fortalecendo pequenas empresas. Em todo o Estado, são 186 empreendimentos certificados, sendo 6 deles de Dourados.


Roger Corona, gestor do projeto no Sebrae/MS
Roger Corona, gestor do projeto no Sebrae/MS

Segundo Roger Corona, gestor do projeto no Sebrae/MS, o selo pode ser obtido por empreendedores dos setores de artesanato, alimentos e agroindústria, bioeconomia e moda autoral, desde que atendam a alguns critérios. “O produto precisa ter origem e/ou conceito inspirado no Pantanal ou usar insumos típicos do bioma. No caso de alimentos e bebidas, é necessário atender às normas e legislações vigentes. Também são avaliadas a identidade cultural que deve refletir a cultura pantaneira, e o compromisso com a sustentabilidade e o favorecimento da economia local”, explica.


Para conquistar o selo, o empreendedor precisa estar formalizado e, no caso de artesãos, possuir a carteirinha de artesanato válida. A inscrição é feita na plataforma do projeto, onde os produtos passam por uma avaliação que leva em conta origem, identidade cultural, sustentabilidade e qualidade. Depois da análise, o Sebrae/MS valida e concede o selo.


Além de agregar valor ao produto, o “Made in Pantanal” traz credibilidade à produção e chancela a origem com o apoio do Sebrae. “Os participantes têm acesso a uma comunidade exclusiva para troca de experiências, ganham visibilidade na plataforma online, participam de feiras e eventos, e também recebem consultorias, capacitações e treinamentos, tanto presenciais quanto online”, destaca Corona.


EM DOURADOS


No município, seis empreendimentos já receberam o selo: Acessórios em Miçangas – Keila Libório, Saboaria Artesanal – Spasso Arte, Joias com Flores Nativas – Divina Joya, Farofas e Temperos – Dioli Alimentos, Moda Autoral – Rass Brasil, Artesanato – Ateliê Gottardi.


Andressa Gottardi. Foto Tatiane Tavares fotografia
Andressa Gottardi. Foto Tatiane Tavares fotografia

Andressa Gottardi, do Ateliê Gottardi, empreende há cinco anos com uma proposta criativa e afetiva: ela confecciona animais da fauna sul-mato-grossense com a técnica japonesa do amigurumi, uma forma de crochê que possibilita criar capivaras, onças, jacarés e outras espécies pantaneiras.


Para ela, receber o selo foi uma conquista significativa. “Ter o ‘Made in Pantanal’ é um diferencial. Traz mais visibilidade para o meu trabalho e para a economia criativa. Também me incentiva a ampliar minha produção e criar novos animais do nosso bioma. Trazer a fauna do Pantanal para os amigurumis chama a atenção das pessoas para a beleza e a importância desse ecossistema. O Pantanal não é só natureza, é cultura e tradição também”, finaliza.

Animais do Pantanal feitos em Amigurumi Por: Elisa Lorini DRT 2228/MS

 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page