Prometeu conectado
- Notícias de Dourados

- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O espetáculo “Prometeu Conectado” é um experimento cênico do Núcleo de Estudos da Cena Contemporânea (NUENCENA), resultado da apropriação da Mitologia Clássica - quem é que nunca ouviu falar do “Prometeu Acorrentado”, do célebre dramaturgo Ésquilo? - e da pesquisa com elementos do Teatro Digital - realidade virtual, personagens animados por computador, etc. O resultado é o mais recente clássico contemporâneo do NUENCENA. Prommy, o protagonista, um jovem aficionado em jogos que acaba perdendo a conexão com a realidade, é vivido pelo poeta e ator Kaio Ramos. O espetáculo conta ainda com a trilha sonora original de autoria da compositora Lys Dame, com produção musical de Niightito Beats, iluminação de João Marcos Dadico e a direção é assinada pelo dramaturgo e encenador Braz Pinto Junior, fundador da Companhia Nuencena.
O espetáculo, indicado para maiores de 16 anos, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, estreia dia 30 de setembro, às 19h30, no Espaço Cênico do Núcleo de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (NAC/UFGD), com reapresentações nos dias 01 e 02 de outubro, às 19h30 e 21h.
Após a estreia do dia 30, será realizado um debate sobre o tema “Tecnologia e Sociedade”, com a participação dos produtores do espetáculo e os convidados: Fernanda Pinto, psicóloga e produtora cultural do Coletivo K. P. de Artes Digitais, e Rodrigo Sanches Devigo, coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS/Dourados).
A entrada é gratuita, mas é preciso reservar com antecedência já que o espaço comporta aproximadamente 90 espectadores por sessão.
Prommy, conhecido nas redes sociais pelo codnome: Prometeu, um jovem gamer imerso em jogos e realidade virtual, enfrenta dificuldades ao lidar com os desafios da vida adulta, principalmente com o novo relacionamento amoroso de sua mãe com o próprio chefe, S. J. - executivo da Olympo Associados -, um homem de cujo passado Prommy descobre informações comprometedoras. Obcecado e sensibilizado pela dor causada por S. J. às pessoas que mais ama, Prommy, buscando vingança, traça um plano para hackear a empresa de S. J. e vazar seus negócios escusos na rede. Como Prometeu vai lidar com as consequências de seus atos? E quanto aos outros personagens dessa trama: Io, sua melhor amiga, Vulcano, seu confidente virtual e até mesmo seu mais novo amigo: “Ave de Rapina”?









Comentários