Projeto Cine Casulo leva sessões de cinema a escolas indígenas de Dourados
- Notícias de Dourados

- 30 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
Seis Escolas Municipais Indígenas de Dourados receberam, ao longo de 2024, o projeto Cine Casulo, uma iniciativa que transformou diferentes espaços escolares em salas de cinema. A ação itinerante promoveu encontros culturais, exibiu filmes voltados às infâncias e incentivou a partilha de experiências entre os estudantes.

Ao todo, foram realizadas nove mostras de cinema, que contemplaram mais de 270 crianças nas seguintes unidades escolares:
EMI Agustinho
EMI Pa’i Chiquito Pedro – Panambizinho
EMI Tengatuí Marangatu
Extensão EMI Tengatuí Marangatu
EMI Lacuí Roque Isnard
EMI Ramão Martins
A seleção de filmes foi feita com a participação das próprias crianças, a partir de uma curadoria prévia da equipe do projeto, possibilitando que muitas delas vivenciassem pela primeira vez a experiência coletiva de assistir a um filme — com riso, imaginação e troca de ideias.
Além das exibições, cada mostra foi finalizada com um lanche completo oferecido aos participantes, com sanduíches, frutas, sucos e sobremesas, tornando o momento ainda mais acolhedor.
O Cine Casulo tem como proposta central o fortalecimento do acesso à cultura e a valorização das infâncias e dos territórios indígenas por meio do audiovisual. O projeto busca contribuir com a construção de futuros mais justos e diversos, utilizando o cinema como ferramenta de memória, direito e transformação social.
A ação foi contemplada pelo Chamamento Público nº 08/2023 - Audiovisual, com recursos da Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022). A realização é do Casulo – Espaço de Cultura e Arte, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Prefeitura de Dourados, Programa Olhos D’Água e Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura.

Comentários