PROINCA 2025: acolhimento e cultura na UEMS
- Notícias de Dourados
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Como preparativo para o evento principal, a UEMS realizou o “Esquenta PROINCA”

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) se prepara para a realização do Programa de Inclusão do Calouro/a (PROINCA) em abril. O evento, que ocorrerá entre os dias 7 e 11, visa acolher os estudantes ingressantes e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica.

Fabiana Fernandes, coordenadora geral do PROINCA e servidora da Casa da Cultura da UEMS, explica a importância do evento. “O PROINCA é o evento de recepção às aulas, tanto para novos estudantes quanto para aqueles que já fazem parte da nossa universidade. Nosso objetivo é acolher e apresentar a UEMS para quem está chegando agora. A organização conta com a parceria institucional da divisão de cultura, da PROEC, da PROAF, da Organização Geral das Atléticas Estudantis (ATL) e do Diretório Acadêmico da Universidade (DCE)”.
ESQUENTA PROINCA
Como preparativo para o evento principal, a UEMS realizou o “Esquenta PROINCA” no dia 15 de março, na Casa da Cultura UEMS - Espaço Guaraoby, em Dourados. A ação contou com apresentações musicais de grupos formados por estudantes da graduação e da pós-graduação, como o grupo de estudo de musicalidade brasileira, o Barangos Funk e o Soul Samba. Além disso, houve exposições visuais, incluindo a da artista surda Cacilda Martinez, e um live painting com os artistas Gi Brandão, Lumar, Thalya Veron.
Fabiana Fernandes explica como surgiu a ideia de realizar esse evento preparativo. “O Esquenta PROINCA surgiu a partir de uma demanda dos próprios estudantes, que queriam mais ações voltadas para eles. No ano passado, fizemos o Arraiá Cultural e seu esquenta, e foi justamente nesse evento que os estudantes sugeriram ampliar a iniciativa”.
Por: Elisa Lorini DRT 2228/MS
Comentários