PROFLETRAS da UEMS/Dourados realiza aula magna
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

- 23 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
A palestrante convidada falou sobre o tema "O léxico e suas interfaces: do viés teórico à dimensão pedagógica"

O Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, recebeu nesta semana (21) para a Aula Magna de 2023 a professora Dra. Aparecida Negri Isquerdo, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) dos campus de Campo Grande e Três Lagoas.
Na ocasião a convidada do PROFLETRAS proferiu a palestra "O léxico e suas interfaces: do viés teórico à dimensão pedagógica". A palestra foi mediada pela professora Dra. Carla Regina de Souza Figueiredo, coordenadora adjunta do Mestrado Profissional.
O Coordenador do Mestrado Profissional em Letras da UEMS/Dourados, professor Dr. Paulo Henrique Pressotto, explica que o teor da fala da pesquisadora é importante para os acadêmicos da pós-graduação e graduação de Letras, pois os mesmos puderam ouvir as definições/conceitos sobre o léxico de modo contextualizado.
“ O trabalho com o vocabulário na sala de aula contribui de maneira eficiente nos processos de leitura e de escrita do aluno, como foi reafirmado pela pesquisadora. E a forma como o estudante entra em contato com as palavras poderá alargar seu conhecimento de mundo. A palestrante deu vários exemplos de como os sentidos das palavras podem aparecer no dicionário e em diferentes comunidades”, enfatiza Pressotto.
Isquerdo apresentou vários conceitos sobre o tema, apontando algumas perspectivas de uso dos dicionários de Língua Portuguesa na escola. Outros pontos que se destacam na comunicação da docente se devem à informação de novos trabalhos de referência nessa linha de estudo - que servirão como base para as futuras pesquisas - e às experiências vividas e relatadas pela professora ao longo de seu percurso como pesquisadora do léxico.
“ A Coordenação do PROFLETRAS, em nome do corpo docente e dos alunos do Programa, agradece a todos que estiveram presentes, acolhendo em nossa casa a estudiosa que nos brindou com seu imenso carinho e notório conhecimento”, finaliza Pressotto.
Por: Liziane Zarpelon








Comentários