Nathálya Escobar abre exposição no Sucata Cultural
- Notícias de Dourados

- 5 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Nathálya Escobar é uma artista sul mato-grossense residente em Dourados, atuante desde 2018 em cinco diferentes estilos artísticos sendo eles: graffiti, muralismo, aquarela, tinta óleo e pintura com café. Desde 2021 tem a arte como principal sustento e participa ativamente de diversas atividades culturais em sua cidade. Tem como base e inspiração a cultura brasileira, buscando retratar a beleza e a importância de seus biomas e a riqueza herdada das tradições de seu país. Visando trazer à sociedade os benefícios do apreço por suas raízes, a importância da arte dentro de nossa formação como indivíduo, e pautar as problemáticas do preconceito e falta de preservação ao longo da nossa formação enquanto sociedade, induzindo-lhe a reflexão sobre nossas estruturas e nossa parcela de culpa enquanto indivíduos. Suas obras são compostas por diferentes estilos que vão desde retratos, realismos de diversas espécies de plantas e animais, até ilustrações de cenas cotidianas e históricas com diferentes tradições, bem como religiosas ou folclóricas.
Em sua exposição, a ser compartilhada no espaço do Sucata Cultural, dentro da programação da Temporada Sucata 2023, a artista irá abordar a vida brasileira em suas mazelas e riquezas, tanto culturais como naturais. Trazendo uma imersão ao lado profundo de cada obra, oferecendo ao público uma bela imagem que levará à uma grande reflexão. Seu objetivo é a conscientização, tanto a preservação como a valorização da nossa cultura ancestral e natural, há muito marginalizadas, mas de suma importância e presença em nossas vidas. As obras contam com técnicas em café, aquarela, tinta óleo e spray em distintos materiais, como madeira, canson, tela e lata.
Para a artista, ser selecionada no projeto Temporada Sucata 2023 e ter suas obras expostas no espaço, significa “[...] a necessidade de acesso à cultura em Dourados, e a ideia da Temporada traz para perto do público diversas formas de arte. Eu espero, daqui para frente, que o gosto pela arte se desenvolva cada vez mais em nossos meios sociais e que as pessoas comecem a entender o papel da arte na sociedade, e que essa união nos leve a ter mais acessos!”
Sobre a sua exposição, o que público pode esperar são “diversas emoções! Uma obra de arte, que enche os olhos e aquece o coração. A proximidade com a arte nos lembra a riqueza de estarmos vivos e de poder apreciar os detalhes.”
Nathálya considera importante participar da Temporada porque ela é conterrânea e sente as delícias e tristezas dessa terra douradense. Segundo ela, “[...] ter um espaço que me permita exercer meu trabalho aqui é muito importante! Como artista, é sempre uma honra poder fazer uma exposição. Eu busco levar mensagens conscientes para as pessoas através da arte e ir além de uma imagem que agrada aos olhos. Falar sobre temáticas da nossa terra e que afetam todo nosso convívio social leva as pessoas a olharem suas realidades com outras perspectivas, e esse é um grande passo para uma sociedade melhor.”
A exposição de Nathálya Escobar terá sua abertura na próxima sexta, dia 07 (sete) de julho, no Sucata Cultural. A entrada é franca e será acompanhada de um show musical. Ao público que se interessar, basta ir ao Sucata Cultural, localizado à Rua Onofre Pereira de Matos, número 805, no Centro de Dourados/MS.
O projeto “Temporada Sucata 2023” é subsidiado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC – do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura.









Comentários