top of page

Indígena tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral de MS

Decisão da juíza da 19ª ZE rejeitou a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral


ree

Diante da necessidade de assegurar pluralidade na composição legislativa e maior representatividade nos espaços de poder, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, por meio da 19ª Zona Eleitoral, deferiu a candidatura do indígena Leandro Araújo Teixeira, residente na aldeia Guassuty, ao cargo de vereador no município de Aral Moreira para as Eleições 2024.


O pedido de registro da candidatura havia sido impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, que questionou a elegibilidade do candidato por ausência de alfabetização na língua portuguesa.


De acordo com a decisão da juíza responsável pela 19ª Zona Eleitoral, Dra. Thielly Dias de Alencar Pitthan, “a pluralidade é o traço característico da região fronteiriça, que também deve ser observada pela Justiça Eleitoral na análise dos pleitos de registro de candidaturas. Assegurar a participação dos povos originários nos certames eleitorais representa cidadania plena, porquanto possibilita que tomem parte das decisões políticas da comunidade que integram. Além do que, é uma forma de reparação à histórica inobservância aos direitos indígenas.”


A decisão destaca, também, a relevância do contexto cultural e a necessidade de garantir a representatividade política indígena.

 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page