top of page

Governo do Estado manda Batalhão de Choque para retirar bloqueios em estradas de Dourados

ree

Sem consenso com as comunidades indígenas, o governo de Mato Grosso do Sul acionou o Batalhão de Choque da Polícia Militar para retirar bloqueios em estradas de Dourados. As manifestações, que entraram no segundo dia, são motivadas pela falta de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru.


Vídeos gravados por moradores mostram policiais na entrada da estrada que leva ao Hospital da Missão Evangélica Caiuá, interditada desde segunda-feira. Outros trechos, como a MS-156, que liga Dourados a Itaporã, também seguem bloqueados. Nas gravações, manifestantes contestam a presença da polícia. “Essa estrada está dentro da aldeia, vocês não podem estar aqui”, dizem. Há denúncias de feridos por balas de borracha e prisões durante a ação.


Os protestos continuam, mesmo após uma tentativa de negociação com o governo estadual. Ontem, foi enviado um documento que prometia a perfuração de dois poços na região, com orçamento de R$ 250 mil. Apesar da aceitação por parte das lideranças, a comunidade decidiu manter os bloqueios, argumentando que o valor não é suficiente e cobrando início imediato das obras.


A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública informou que a operação do Batalhão de Choque tem como objetivo liberar as vias para garantir o direito de locomoção. Segundo a pasta, houve detenções por desacato e agressões, além da apreensão de um trator.


O impasse continua, enquanto os moradores das aldeias aguardam soluções para o problema de abastecimento de água.


 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page