top of page

Faculdades Abertas 2025 começa com grande participação de estudantes na UFGD

No estande de Engenharia Civil, maquetes e maquinário demonstram áreas de estudo do curso.
No estande de Engenharia Civil, maquetes e maquinário demonstram áreas de estudo do curso.

Os dois primeiros dias do Faculdades Abertas 2025, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFGD), foram marcados por grande movimentação e entusiasmo na Cidade Universitária. O evento, que segue até esta quinta-feira (14/08), deve receber mais de 4 mil jovens de Dourados e de diversos municípios da região, oferecendo a oportunidade de conhecer de perto os 39 cursos de graduação da instituição.


Os estandes de cada graduação apresentam, de forma prática e interativa, suas áreas de estudo e atuação profissional. No caso das engenharias, por exemplo, maquetes e modelos de estudo atraíram a atenção dos visitantes. “O estande precisa ser interativo para que o jovem possa tocar nos materiais, perguntar, interagir conosco. Isso dá mais segurança na hora de escolher a faculdade”, afirma Ana Laura Schiodi, estudante do quarto semestre de Engenharia Civil da UFGD.  


A futura engenheira destaca que o evento é fundamental para que os adolescentes tenham um primeiro contato com a vida universitária. “O Faculdades Abertas ajuda a entender melhor cada curso que a universidade oferece. Os alunos chegam com muitas perguntas: como são as matérias, se é muito difícil… E é legal porque eles querem ouvir a opinião de quem já está cursando”, afirmou. “Para quem tem aptidão com cálculo, recomendo uma das engenharias, especialmente a Civil, que tem muitas disciplinas práticas e de laboratório, além de boa demanda no mercado de trabalho”, aconselhou Ana Laura.


Entre os visitantes desta terça-feira (12) estava Izabeli de Moraes Rodrigues, 17 anos, estudante do ensino médio, que chegou decidida a prestar o vestibular para o curso de Direito. “Eu fiz um trabalho escolar em que simulamos um júri, fiz o papel de promotora e me apaixonei”, contou. Apesar de ter à disposição mais 38 opções, Izabeli não mudou de ideia: “Aqui tem vários cursos interessantes, os estandes estão muito legais, mas já decidi que vou fazer Direito. Meu objetivo é passar em concurso para atuar como promotora”.


Durante os três dias de evento, professores e estudantes das graduações estarão na quadra poliesportiva da Unidade 2 da UFGD para apresentar as particularidades de cada curso, mostrar a rotina universitária e esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho. Também será possível visitar laboratórios, salas temáticas e outros espaços da universidade.


A programação conta com a presença de caravanas escolares de municípios como Caarapó, Rio Brilhante, Maracaju, Itaporã, Nioaque, Ponta Porã, Vicentina, Sete Quedas, Laguna Carapã, Guia Lopes da Laguna, Antônio João, Deodápolis, Ivinhema, Jateí, Itaquiraí, Nova Alvorada do Sul, Amambai, Iguatemi, Caracol, Bela Vista, Angélica, Nova Andradina, Glória de Dourados, Batayporã e Mundo Novo.


Para aproveitar a visita, a recomendação é usar calçados confortáveis e roupas leves, aplicar protetor solar e levar água e lanche, caso deseje. Como o evento ocorre nos períodos matutino, vespertino e noturno, é importante estar preparado para caminhar bastante e explorar cada espaço.


Jornalismo ACS/UFGD

 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page