top of page

Em 4 anos, “Bombeiros do Amanhã” capacitou mais de 400 crianças e adolescentes

O principal objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e responsáveis



O “Bombeiros do Amanhã”, atua desde 2020 no município e atualmente está transformando a vida de 141 crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizado, desenvolvimento pessoal e engajamento comunitário. 


O projeto do Governo do Estado, sob a liderança do Corpo de Bombeiros Militar tem parceria com o CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) e CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), que cedem o espaço para que aconteçam as aulas nas terças e quintas-feiras em Dourados, já nas quartas-feiras as aulas ocorrem nos distritos de Vila Vargas na Escola Estadual Pres Getúlio Vargas e Vila São Pedro na Escola Municipal Pref Ruy Gomes.


Segundo o Subtenente Piveta, coordenador pedagógico e instrutor no projeto, o público-alvo  são crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, econômica ou psicológica. O principal objetivo do projeto não é formar futuros bombeiros militares, mas sim cidadãos conscientes e responsáveis. “Nosso grande objetivo é que eles sejam filhos melhores em casa, melhores alunos e melhores cidadãos", ressalta o coordenador.


ATIVIDADES


Além das atividades internas, o projeto também promove diversas ações comunitárias, como corridas, idas ao circo, limpeza de lagos e conscientização sobre segurança no trânsito. “As atividades do projeto são diversas e abrangem desde noções básicas de hierarquia e disciplina até civismo, cidadania, primeiros socorros e combate a incêndios. Além disso, os participantes têm a oportunidade de aprender técnicas de rapel, salvamento aquático e prevenção de acidentes”, destaca o Subtenente Piveta.


PARA PARTICIPAR 


Para participar do projeto, os interessados devem aguardar a abertura do processo seletivo anual. O recrutamento é feito com base na análise das candidaturas por uma equipe multiprofissional composta por pedagogos e psicólogos. O "Bombeiros do Amanhã" em Dourados é um exemplo inspirador de como o engajamento comunitário e a educação podem transformar vidas e construir um futuro mais promissor para crianças e adolescentes.


Depoimento de Júlia, 13 anos


“Comecei no projeto quando tinha nove anos, lá no Parque dos Ipês, e eu vejo muita mudança, como por exemplo, melhorou muito minha disciplina. Quando meus pais me pediam pra fazer alguma atividade, eu falava que  não queria e retrucava. Aí eu comecei a me questionar. Por que não quero? Eu sei que é chato, mas vou fazer uma hora ou outra. É melhor eu fazer agora do que depois. Hoje anseio pelas aulas, pois gosto de estar no projeto e me dedico ao máximo nas atividades”.



Depoimento de Caio Gabriel, 10 anos


“Entrei no projeto quando tinha nove anos de idade e gosto bastante, principalmente da hierarquia e da disciplina. Aprendemos atividades como desengasgar pessoas e, graças à orientação, pude ajudar meu irmão engasgado em casa. Antes eu não gostava das tarefas de casa, quando entrei no projeto isso mudou muito”.


Depoimento de Vitória Celeste, 12 anos


“Comecei no projeto em 2023, meu irmão e primo também participam. Gosto muito de realizar as corridas com as canções, um dos dias mais legais foi o da corrida dos Ginas Louquinhos, onde corri 5 km. Gosto também de estudar a hierarquia e disciplina, percebi que meu comportamento melhorou”.


Depoimento Luis Fernando, 12 anos


“Comecei com 10 anos e gosto muito das aulas práticas, temos brincadeiras e mudou praticamente tudo em minha vida, na escola e estou melhor em casa. Tenho 2 primos que também participam e tive a oportunidade de conhecer novos amigos. O que mais gostei foi da viagem para Bonito, fomos a alguns Balneários e também tivemos aulas, instruções e acampamos”.


Depoimento Diogo , 13 anos


“Comecei no ano passado, quando tinha 12 anos. Até hoje o que mais gostei foram das atividades aquáticas que realizamos no final do ano passado, onde fomos no acampamento do Bombeiros do Amanhã. Aprendemos técnicas de salvamento, recebemos orientações e fomos na tirolesa”.


Luciani Marques, técnica de enfermagem, mãe do Luis Fernando


“Esse projeto é maravilhoso na vida das crianças, pois trabalham a disciplina, respeito, a partilha e o meu filho tem mudado bastante, ele era muito mais tímido. Um fato muito importante foi quando aprendeu a realizar a técnica de desengasgamento e chegou em casa e me explicou. Já recomendei a muitas mães e várias pretendem colocar seus filhos no próximo ano”.


Por Charles Aparecido






bottom of page