top of page

Colações de Grau/2026: UEMS de Campo Grande forma 112 novos profissionais

Por: Tatiane Queiroz
Por: Tatiane Queiroz

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acaba de formar mais 112 novos profissionais na Unidade de Campo Grande. As cerimônias de colação de grau foram realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro, no auditório do campus. O evento faz parte do circuito de Colações de Grau 2026, que vai até o dia 27 de fevereiro e contempla 13 cidades do estado.


Nos dois dias de cerimônias foram formados novos profissionais dos cursos de Letras – Bacharelado, Letras – Habilitação em Português/Espanhol, Letras – Habilitação em Português/Inglês, Dança – Licenciatura, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, Pedagogia, Teatro – Licenciatura, Turismo.


As cerimônias foram presididas pelo Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, acompanhado da Vice-reitora, Luciana Ferreira da Silva. Também compuseram a mesa de autoridades, o Pró-reitor de Ensino, Walter Guedes da Silva, da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Erika Kaneta Ferri, a Diretora de Relações Internacionais, Rosenery Loureiro Lourenço e a Gerente da UEMS de Campo Grande, Jaqueline Moreira Jurado, além de representantes dos Conselhos Superiores da UEMS. Os Coordenadores dos cursos de graduação e os Paraninfos convidados pelas turmas que se formaram também participaram das celebrações.


Em seu discurso, o Reitor da UEMS destacou a importância da UEMS para o fortalecimento do Ensino Superior e a formação de novos profissionais em Mato Grosso do Sul. “Nós temos muito orgulho de cumprir a nossa missão, de domingo a domingo, junto com vocês. De receber, acolher e, agora, devolver para a sociedade, os novos profissionais que assumirão novos compromissos frente à sociedade. Que vocês possam sair daqui com o sentimento de dever cumprido para iniciar uma nova etapa. Mas, voltem! Porque essa universidade sempre estará com as portas abertas para vocês! A UEMS é uma universidade do povo, custeada por cada um de vocês, sul-mato-grossenses”, afirmou.


A nova profissional, Lia Ruth Mendes de Amorim, que se formou no curso de Letras (Bacharelado), falou sobre a vivência dos alunos na universidade e ressaltou que até mesmo as dificuldades constroem e moldam os caminhos do aprendizado. “Hoje começa uma nova fase, a de executar e de ensinar. Agradecemos a todos, coordenadores, professores, técnicos, profissionais da limpeza e da segurança. Amigos que se fizeram família e que estiveram presentes em todos os dias”.


O Professor Doutor Olegário da Costa Maya Neto, que representou os paraninfos e docentes da UEMS de Campo Grande, falou sobre desafios que os novos profissionais deverão enfrentar. “Vocês, que são a nova geração de professores e de bacharéis que estamos formando, têm o potencial de depurar, de separar o que é relevante para o mundo de hoje do que já não tem mais espaço. Em um mundo marcado por guerras, genocídios, pela pandemia, pela crise climática, desigualdades sociais, discursos de ódio, opressões, tentativas de terceirização e privatização da educação, inteligência artificial e atrofia cognitiva, vocês possuem o senso crítico e o potencial necessário para construirmos um mundo melhor”.


Pâmella Caroline Martins da Silva Corrêa, que se formou no curso de Pedagogia, falou sobre a importância do trabalho que os formandos passarão a exercer como novos profissionais. “Cada curso carrega saberes fundamentais para a construção de uma sociedade mais sensível, crítica e e humana. Se hoje ocupamos este espaço é porque a nossa formação transcendeu as páginas dos livros. Ganhou vida no encontro com as pessoas”.


A Professora Doutora Mirtes Rose Menezes da Conceição, que também representou os paraninfos e docentes da UEMS, emocionou a todos os presentes ao agradecer e destacar, em seu discurso, sobre a importância de “acreditar”. “Primeiramente, eu gostaria de agradecer à UEMS, à Unidade de Campo Grande, por abraçar essa mulher preta, nordestina e periférica. E gostaria de lembrar que foi esta Casa [UEMS] que me referendou como professora dos cursos de nível superior. Continuem acreditando em vocês, na educação, continuem acreditando que podem atravessar todos os obstáculos, que hoje saem melhores do que quando entraram aqui. Continuem acreditando e exercitando suas profissões da melhor maneira possível. Que vocês continuem conjugando o verbo acreditar em todos os modos, tempos, pessoas, gêneros e números, porque quando deixamos de acreditar, deixamos de existir”.


As cerimônias de colação de grau materializam a missão institucional da UEMS de ofertar educação superior pública, gratuita e de qualidade para diversas regiões do Estado. A Universidade possui mais de 70 cursos de graduação e está consolidada como um agente central no desenvolvimento econômico, social e cultural sul-mato-grossense.


Circuito de Colações de Grau 2026


O Circuito de Colações de Grau 2026 teve início no dia 2 de fevereiro, na Unidade da UEMS de Dourados, e vai até o dia 27 de fevereiro. As cerimônias contarão com a presença do Reitor da UEMS, da Vice-reitora, dos Pró-reitores, Diretores, Gerentes de Unidades, Professores e Profissionais Técnicos da Universidade.


Apenas os cursos de Enfermagem (UEMS/Dourados) e Medicina (UEMS/Campo Grande) realizaram as respectivas cerimônias de colação de grau em dezembro de 2025.


Confira abaixo o cronograma das próximas colações de grau:


19/02 – 19h – Paranaíba

20/02 – 19h – Cassilândia

23/02 – 19h – Amambai

24/02 – 19h – Ponta Porã

25/02 – 19h – Maracaju

26/02 – 19h – Mundo Novo

27/02 – 19h – Naviraí



 
 
 

©2026 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page