Apenas 57,6% dos douradenses tomaram a primeira dose da vacina da dengue
- Notícias de Dourados

- 30 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
O prazo para a vacinação da primeira dose contra a dengue termina no dia 31 de julho
Por: Charles Aparecido
No dia 31 de julho, termina o prazo para a vacinação gratuita da primeira dose contra a dengue em Dourados. Esta data é crucial para aqueles que ainda não se vacinaram, visto que a imunização não será prorrogada. Segundo o Núcleo de Imunização do município até o momento foram vacinados com a primeira dose 57,6% e com a segunda dose 13,7%.
Elenir Caetano, gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, destaca em entrevista ao Jornal Notícias de Dourados, no dia 16 de julho, a importância da vacinação. “A vacina é o meio de prevenção mais eficaz que a gente conhece. É ofertada pelo SUS, sem custo nenhum para a população. Basta vir, tomar a vacina, e em poucos minutos está imunizado”, afirmou Elenir.
As vacinas estão disponíveis em diversos pontos da cidade, incluindo o PAM (Pronto de Atendimento Médico), na UBS - Unidades Básicas de Saúde, e locais estratégicos como o supermercado Comper, Açaí, e no shopping nos finais de semana. O horário de atendimento no PAM é de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados das 07h às 13h. E das UBS de segunda-feira a sábado das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Além da campanha contra a dengue, está ocorrendo a vacinação contra a influenza, que, no entanto, enfrenta uma baixa procura, pois somente cerca de 30% da população foi vacinada. “No inverno, as pessoas tendem a não querer a vacina, o que é preocupante, já que é justamente nessa época que as doenças respiratórias aumentam”, explicou a gerente.
Ela reforça que a primeira dose da vacina contra a dengue está disponível para pessoas de 4 a 59 anos, exceto gestantes, lactantes e imunocomprometidos. A segunda dose deve ser tomada após um intervalo de 90 dias. Já a vacina contra a influenza é destinada a toda a população a partir de seis meses de idade e é administrada em dose única anual.
Para facilitar o acesso à vacinação, o Núcleo de Imunização está disposto a enviar equipes às empresas que solicitarem até o dia 31 de julho. “As empresas do município de Dourados podem liberar os trabalhadores para virem se vacinar no PAM, ou solicitar que nossa equipe vá até as corporações”, informou.
A busca pela vacinação é fundamental, segundo Elenir Caetano, não apenas para a proteção individual, mas também para a saúde coletiva. “A vacina está disponível e é de extrema importância que a população se imunize para prevenir doenças”, concluiu.
Com a proximidade do fim do prazo, a recomendação é que todos aqueles que ainda não se vacinaram aproveitem a oportunidade para se proteger contra a dengue e a influenza, prevenindo possíveis complicações durante o inverno de 2024.
ATENDIMENTO
Para solicitar a equipe de vacinação, basta encaminhar o pedido no e-mail: imunizacao.sems@dourados.mas.gov.br ou ir diretamente no PAM localizado na R. Dr. Vanilton Finamore, 289 - Vila Industrial. Os pontos de vacinação estratégicos permanecerão até o último dia de julho de 2024.









Comentários