Estudantes também devem avaliar seus cursos de graduação. O link para responder ao questionário foi enviado para o e-mail institucional de cada acadêmico e servidor
Até o dia 10 de março, a comunidade acadêmica da UFGD está convidada a responder um questionário ponderando as condições de infraestrutura da universidade. Estudantes, professores, e técnicos administrativos podem avaliar a conservação dos prédios, a questão da higiene e limpeza, a estrutura dos laboratórios, as áreas de lazer, o transporte público, entre outros temas ligados à infraestrutura necessária para o bom funcionamento da universidade.
O questionário sobre infraestrutura tem 65 itens para serem avaliados, que devem ser qualificados como excelente, bom, regular, ruim ou péssimo. A média de tempo para responder o questionário varia de cinco a 10 minutos. Cada servidor ou estudante recebeu, em seu e-mail institucional, o link particular para responder ao questionário.
AVALIAÇÃO DOS CURSOS
Para os estudantes, além da avaliação a respeito da infraestrutura, também será disponibilizado um questionário sobre a qualidade do seu curso. É a oportunidade para que o estudante possa avaliar as disciplinas ofertadas, os conteúdos passados pelos docentes, monitorias e estágios, entre outras questões. No questionário, os alunos devem qualificar, também, o atendimento das direções das faculdades, das secretarias acadêmicas, das coordenações de curso, e dos laboratórios.
Esses questionários são ferramentas que a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA/UFGD) utiliza para avaliar a universidade e a percepção de qualidade do ensino, gerando dados que auxiliam na tomada de decisão de reitor, pró-reitores e diretores das unidades acadêmicas. Os dados também impactam no processo de avaliação dos cursos de graduação, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e dos cursos de pós-graduação, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
No Plano de Desenvolvimento Institucional da UFGD, consta que a Autoavaliação Institucional é um instrumento fundamental para a tomada de decisão na universidade. Além disso, o Plano de Gestão da atual Reitoria também reafirma a importância da Autoavaliação, e se compromete a dar ampla divulgação e promover debates a respeito dos dados levantados a partir do Sistema de Avaliação Institucional (SAI). Dessa forma, a participação de toda a comunidade acadêmica é relevante para que a Administração Central possa tomar decisões no sentido de atender às necessidades de estudantes, docentes e técnicos administrativos.
Jornalismo ACS/UFGD
Comments