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UFGD faz chamada complementar da 1ª chamada da lista de espera do SiSU 2024

Esta convocação veio para respeitar o direito dos candidatos que erroneamente não estavam na primeira lista de espera feita pelo MEC




Por causa dos ajustes realizados nas classificações dos perfis socioeconômicos para o preenchimento das vagas nas universidades, o Ministério da Educação (MEC), responsável pela realização do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), publicou uma nova lista de espera para o processo seletivo. 


Para corrigir as inconsistências identificadas entre a nova lista de espera e a anterior, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou hoje (28/02) dois editais, um com a retificação da lista de espera e outro com a convocação para matrícula de candidatos pela chamada complementar da 1ª chamada


Para tranquilizar os matriculados, em nota publicada pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da UFGD na página do SiSU, foi garantido que nenhum candidato convocado e que efetuou matrícula será prejudicado e, também, que os candidatos erroneamente não convocados pela lista de espera anterior (Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 08/2024) terão o direito de realizar suas matrículas.


Para matricular-se, o candidato deve enviar os documentos necessários digitalizados – no formato PDF – de 28 de fevereiro a 4 de março para o e-mail da secretaria acadêmica da faculdade de que faz parte o curso escolhido, conforme informado no Quadro 2 do Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 11, de 28 de fevereiro de 2024


No entanto, além dos documentos gerais, quem foi aprovado pelas cotas sociais precisa seguir outros procedimentos, de acordo com cada situação, para fazer a comprovação de renda, raça/cor e deficiência.


2ª CHAMADA E CHAMADA PÚBLICA 


As vagas que não forem preenchidas nesta complementar serão ocupadas nas chamadas que serão publicadas em 8 de março, sendo que a 2ª chamada será específica para o curso de Medicina e os demais cursos terão uma chamada pública. Os procedimentos para participar da chamada pública serão divulgados na convocação de 8 de março, porém, em anos anteriores funcionou da seguinte maneira: todos os candidatos interessados que não foram convocados nas primeiras chamadas enviam os documentos para matrícula e a matrícula é efetivada conforme a classificação e a disponibilidade de vagas.


DOCUMENTOS GERAIS PARA A MATRÍCULA


Independentemente da forma de ingresso, se pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas (cotas), todos os candidatos que forem convocados para a matrícula precisarão enviar a Documentação Geral (Edital de Divulgação PROGRAD nº 01, de 30 de janeiro de 20243):


a) Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula; 

b) Histórico Escolar do Ensino Médio; 

c) Certidão de Nascimento ou Casamento; 

d) Documento de Identidade - RG. No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia do Registro Nacional de Estrangeiro; 

e) Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF); 

f) Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos); 

g) Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos); 

h) Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos); e, 

i) Uma fotografia 5x7cm frontal e com data (2023 ou 2024). 


COMPROVAÇÃO DO DIREITO À RESERVA DE VAGAS


Quem cursou os três anos do ensino médio em escola pública pôde concorrer às vagas reservadas (cotas), que compreendem aproximadamente a metade das vagas de cada curso, de forma a cumprir o direito conquistado pela Lei nº 12.711/2012 . A atualização da lei de cotas (nº 14.723, de 13 de novembro de 2023) já está em vigor para esta edição do SiSU 2024.


No momento da inscrição, ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato assinalou também a faixa de renda per capita em que se enquadra e, em seguida, declarou a sua opção para o item cor/raça, e informou, se fosse o caso, que era pessoa com deficiência. 


A comprovação dessas informações precisa ser feita no momento da matrícula. Para evitar fraudes na política de cotas, quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Após o envio da autodeclaração (Anexo 3 do edital de matrícula), juntamente com a documentação geral, o candidato receberá, no e-mail que cadastrou na inscrição, o agendamento para seu telecomparecimento diante da Comissão de Heteroidentificação Geral da UFGD. O procedimento é feito de maneira on-line, nos dias 29 de fevereiro a 5 de março, em sala virtual via plataforma Google Meet: https://meet.google.com/uxvqzem-nbc. Esse procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).


Para ocupar as vagas destinadas aos quilombolas, os candidatos deverão apresentar a Declaração de Pertencimento à Comunidade Remanescente de Quilombo (Anexo 4 do Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 11, de 28 de fevereiro de 2024).


Já os indígenas aprovados no SiSU deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou à comunidade indígena e a autodeclaração que está no anexo 2 do Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 11, de 28 de fevereiro de 2024


Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema de reserva de vagas enviarão formulários e laudos médicos comprobatórios de sua condição, seguindo os procedimentos do Edital de Divulgação PROGRAD nº 01, de 30 de janeiro de 2024.


Quanto à renda, somente quem se inscreveu como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Quem tem a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irá apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo. O comprovante de cadastro pode ser emitido na página eletrônica: cadunico.dataprev.gov.br. Já a folha resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Quem não está no CadÚnico, precisará enviar outros documentos e declarações, listados também no  Edital de Divulgação PROGRAD nº 01, de 30 de janeiro de 2024 . 


A Secretaria Acadêmica da UFGD orienta os candidatos a não deixarem para última hora a aquisição desses documentos, sob o risco de não conseguirem obter a tempo durante o período de matrícula.  



CONTATOS


As informações sobre convocações para matrícula deverão ser obtidas na Coordenadoria de Gestão Acadêmica (CGAC/PROGRAD) pelos telefones 3410-2820, 3410-2825 e 3410-2826 ou pelo e-mail cgac.digs@ufgd.edu.br. Já as dúvidas sobre as matrículas deverão tiradas junto à secretaria do curso, pelo mesmo e-mail indicado no edital para envio de documentos.

  

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