top of page

UEMS lança programação do Maio da Diversidade 2026 com ações em diferentes regiões de MS

As atividades incluem debates, rodas de conversa, cine-debates, oficinas, exposições e ações educativas

Arte: DCS/UEMS
Arte: DCS/UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) lançou oficialmente a programação do Maio da Diversidade 2026, campanha institucional que neste ano traz como tema “Orgulho de existir. Direito de permanecer”. A iniciativa reúne atividades em diferentes unidades universitárias da instituição, promovendo debates, rodas de conversa, cine-debates, oficinas, exposições, painéis culturais e ações formativas voltadas à valorização das vivências LGBTQIAPN+.

 

 

As ações são coordenadas pela Divisão de Ações Afirmativas e Equidade (DAAFE), vinculada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE), e reforçam o compromisso institucional da UEMS com os direitos humanos, a inclusão, a equidade e a construção de um ambiente acadêmico mais democrático, acolhedor e plural.


Mobilização coletiva e fortalecimento da permanência estudantil

De acordo com a coordenadora da DAAFE, Profa. Dra. Cíntia Santos Diallo, o Maio da Diversidade representa uma mobilização coletiva voltada à conscientização e ao enfrentamento das múltiplas formas de LGBTfobia ainda presentes na sociedade e nos espaços acadêmicos. “Mais do que uma ação pontual, o Maio da Diversidade representa um movimento coletivo de formação, sensibilização, diálogo e enfrentamento às múltiplas formas de LGBTfobia ainda presentes na sociedade e, infelizmente, também nos espaços acadêmicos”, destaca.


Segundo ela, a programação deste ano foi construída de forma colaborativa entre cursos, coordenações, docentes, estudantes, centros de pesquisa e unidades universitárias da instituição em diferentes regiões do Estado. “Essa construção coletiva permitiu que a campanha alcançasse diversas regiões do estado, fortalecendo uma rede institucional comprometida com o respeito às diferenças e com a permanência estudantil”, afirma.


Ainda conforme a coordenadora, a diversidade de formatos e abordagens presentes na programação busca ampliar os espaços de escuta, reflexão e diálogo dentro da universidade. “Ao longo do mês de maio, teremos uma programação plural e interdisciplinar, composta por rodas de conversa, cine-debates, oficinas, exposições, palestras, painéis culturais e atividades formativas voltadas à valorização das experiências LGBTQIAPN+ e à promoção de uma cultura de paz e reconhecimento da diferença”, ressalta.


O pró-reitor de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil, Fernando Machado, enfatiza que o Maio da Diversidade integra as estratégias institucionais de permanência estudantil e pertencimento acadêmico.  “A PROAFE tem orgulho em apresentar a programação do Maio da Diversidade como uma estratégia fundamental de permanência estudantil e de pertencimento institucional LGBTQIA+”, afirma.


Segundo o pró-reitor, a campanha busca fortalecer o diálogo e o acolhimento dentro da comunidade universitária. “O objetivo principal do Maio da Diversidade é a promoção de um ambiente de diálogo, conscientização e fortalecimento do respeito à diversidade, abordando direitos, inclusão e acolhimento da população LGBTQIA+ no espaço universitário e na sociedade como um todo”, completa.

Programação reúne debates, cine-debates e ações culturais


A programação contempla ações em Unidades Universitárias de Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Jardim, Ivinhema, Mundo Novo, Naviraí e Paranaíba. Entre os destaques estão debates sobre direitos da população LGBTQIAPN+, prevenção de práticas antitrans no ensino superior, saúde mental e permanência estudantil, além de cine-debates, exposições temáticas e atividades culturais.


Na Unidade Universitária de Dourados, por exemplo, será realizada a roda de conversa “Entre Resistências e Existências: diálogos sobre o enfrentamento à LGBTFobia na universidade e na sociedade”, promovida pela DAAFE/PROAFE, no Auditório do Bloco G, no dia 15 de maio.


Já em Paranaíba, a programação se estende durante todo o mês, envolvendo os cursos de Pedagogia, Direito e Ciências Sociais em mesas temáticas, oficinas, debates, exibição de documentários e rodas de conversa voltadas às experiências LGBTI+ no ensino superior e à promoção da saúde mental e da permanência estudantil.


Em Campo Grande, as atividades incluem discussões sobre os direitos da população LGBTQIAP+, cine-debate com o documentário “Dzi Croquettes” e ações formativas voltadas à prevenção de práticas transfóbicas no ambiente universitário.


A campanha também contará com exposições interativas, painéis culturais e atividades educativas em unidades como Cassilândia, Ivinhema, Naviraí, Jardim e Mundo Novo, ampliando os espaços de diálogo e conscientização dentro da universidade.


A programação completa do Maio da Diversidade 2026 pode ser conferida nos canais oficiais e nas redes sociais da UEMS.


Por: Wender Carbonari

 
 
 

Comentários


©2026 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page