top of page

UEMS integra comissão organizadora de evento internacional de cooperação acadêmica entre Angola e Brasil


De 3 a 8 de junho de 2024, ocorrerá o II Seminário Socioambiental Angola - Brasil: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde, uma iniciativa de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU).

 

Nessa edição, que ocorrerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Dois Vizinhos, farão parte da equipe organizadora as seguintes Universidades brasileiras: UTFPR, USP, UFTM, UFPA, UFBA, IFRJ, UEMS e UENF, em parceria com as instituições de ensino superior angolanas: Universidade do Namibe (UNINBE), que sediou o I Seminário Socioambiental Angola - Brasil, em maio - junho de 2023, Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS) e Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED).

 

No total, o evento contará com 18 pesquisadores convidados, representando todas as regiões do Brasil, e 14 pesquisadores angolanos de 3 províncias do país. A UEMS se fará representar pela Profa Dra. Lucilene Soares da Costa, que participa da comissão organizadora e ministrará oficina e palestra no evento.

 

Segundo os organizadores, o tema desta edição é “Extensão universitária internacional e práticas educativas no contexto socioambiental: como podemos por meio da Educação ambiental e extensão enfrentar as mudanças climáticas?” e o intuito norteador é estabelecer um diálogo intercontinental sobre o enfrentamento às mudanças do clima e as estratégias nacionais de Educação ambiental nos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Como objetivos do evento, constam ainda: dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as instituições envolvidas; compartilhar experiências entre ambos os países; propor metodologias inovadoras e participativas na construção de projetos de extensão; fomentar a cooperação entre as instituições envolvidas (solidariedade acadêmica); e fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países (internacionalização).

 

O evento traz uma ampla programação, com palestras, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicação, visitas técnicas entre outras atividades. O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica, gestores e conselheiros municipais e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde.

 

Para mais informações sobre programação completa, eixos temáticos e realização de inscrição, acesse a https://doity.com.br/rieu2024 .




Por: Revisão: Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG


Comments


bottom of page