Missão internacional de grupo de pesquisa da UEMS originou parceria com instituição francesa

A acadêmica Daniela Fialho Duarte, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PGRN) da Unidade de Dourados foi selecionada pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para realização de doutorado sanduíche na Université Claude Bernard-Lyone, França.
Daniela é orientada pelo professor Dr. Luis Humberto da Cunha Andrade, docente do PGRN na UEMS, e supervisionada na França pelo professor Dr. Yannick Guyot. São 6 meses de permanência na instituição estrangeira para desenvolver parte de sua tese de doutorado com a pesquisa sobre "Síntese e caracterização óptica de cristais fluoretos dopados com európio para aplicações fotônicas".
A parceria com a universidade francesa originou-se a partir de missão internacional, de janeiro de 2024, realizada pelos docentes Dr. Luis Humberto da Cunha Andrade e Dr. Sandro Márcio Lima, que fazem parte do Grupo de Pesquisa Espectroscopia Óptica e Fototérmica (GEOF/UEMS), por meio do Programa Institucional de Apoio Financeiro à Mobilidade Internacional e Nacional (PIAFMOB), coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
Na oportunidade, os docentes da UEMS compartilharam as pesquisas realizadas e as técnicas utilizadas na Universidade Estadual com os pesquisadores do Institut Lumière Matière da UCBL-1, e formalizaram cooperação internacional entre as instituições para participarem da chamada do programa CAPES/Cofecub, que tem por objeto a seleção de projetos conjuntos de pesquisa Brasil-França.
Comentarios