UEMS abre inscrições para curso sobre princípios éticos e legais no uso de animais no ensino e na pesquisa
- UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
O período para realização das atividades será de 16 de junho a 17 de agosto de 2025

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UEMS), abriu as inscrições para a 6ª turma do curso “Princípios Éticos e Legais no Uso de Animais no Ensino e Pesquisa”. A capacitação, que é totalmente gratuita, será oferecida na modalidade ensino a distância (EAD) autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, com atividades realizadas de forma assíncrona, permitindo que os participantes organizem seus próprios horários.
O curso é direcionado a docentes, discentes e técnicos administrativos da UEMS que atuam ou desejam atuar na área de produção e manejo de animais destinados à experimentação científica e ao ensino. Além de atender à Resolução Normativa CONCEA nº 49/2021, a formação tem como objetivo fomentar a reflexão sobre os aspectos técnicos, éticos e legais relacionados ao uso de animais em atividades acadêmicas, além de promover discussões sobre métodos de avaliação do bem-estar animal em ambientes de pesquisa e ensino.
Com carga horária de 40 horas, a capacitação será realizada pela plataforma Moodle UEMS, disponível no endereço https://ead.uems.br/moodle. As inscrições estão abertas no período de 02 a 12 de junho de 2025, por meio da plataforma Sympla. Após o cadastro, os participantes receberão por e-mail todas as instruções necessárias para o acesso ao curso.
O período para realização das atividades será de 16 de junho a 17 de agosto de 2025, oferecendo total flexibilidade aos inscritos. A organização reforça a importância de preencher corretamente os dados no momento da inscrição — especialmente nome completo, CPF e e-mail —, pois essas informações são essenciais para o correto cadastramento e emissão dos certificados.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato diretamente com a CEUA/UEMS pelo e-mail: ceua@uems.br
Por: Wender Carbonari
Comments