top of page

UEMS é representada em Seminário Socioambiental Angola Brasil


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, sediou de 3 a 8 junho o II Seminário Socioambiental Angola Brasil: educação, meio ambiente, tecnologias e saúde. Para esta edição do evento, idealizado pela cooperação internacional entre a UTFPR, a Universidade do Namibe (UNINBE) e a Rede Internacional de Extensão Universitária, uma delegação de 12 docentes e dirigentes de 3 instituições de ensino superior angolanas deslocou-se de Angola até o Paraná para debater a temática da educação ambiental face às mudanças climáticas com os participantes de instituições nacionais, de todas as regiões do Brasil, associados à RIEU ( UEMS, UFBA, UFTM, USP, UENF, UERJ, IFRJ).



A cerimônia de abertura foi conduzida pela coordenadora do Seminário, Profa Dra. Anelize Queiroz Amaral , pelo Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Prof. Dr. Jean-Marc Stéphane Lafay, representando a reitoria, que, ao lado do diretor geral em exercício do campus de Dois Vizinhos, Prof. Dr. Vicente de Paulo Macedo, deram as boas-vindas aos convidados nacionais e internacionais. Os gestores salientaram em seus discursos a importância de eventos dessa magnitude, de apoiar as metas do desenvolvimento sustentável (ODS) e da pesquisa e extensão universitária no enfrentamento das mudanças climáticas.

 

A Profa Dra Lucilene Soares da Costa (Curso de Letras/Profletras- Campo Grande), membro do comitê de organização do evento, participou da mesa de abertura, “destacando o papel das políticas da UEMS na mobilidade discente internacional com o Sul global”.

 

A noite foi marcada ainda por apresentações tradições culturais da região, mesas redondas sobre extensão internacional em rede e pela assinatura de diversos protocolos de cooperação internacional entre a UTFPR e as instituições angolanas presentes (UNINBE / ISCED / ISPCS).

 

O reitor da Universidade do Namibe, Prof. Dr. Alfredo Muacahila, os presidentes do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Prof. Dr. Raimundo Kwaya, e do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul, Prof. Dr. Augusto Fazenda, membros da delegação estrangeira, destacaram a relevância da cooperação transatlântica em extensão existente e a intenção do grupo de conhecer in loco as instalações de pesquisa e ensino do campus e os projetos em curso.

 

O II Seminário Socioambiental Angola Brasil se encerra na noite de 7 de junho, com a palestra de encerramento “Projetos Salas Verdes e lusofonia no enfrentamento de mudanças climáticas” proferida pelo Diretor de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Prof. Dr. Marcos Sorrentino.

 

Para mais informações sobre o evento acesse o site Angola - Brasil 2024 (doity.com.br).

 

Colaboração Professora Dra. Lucilene Soares da Costa



Comments


bottom of page