top of page

Sucata Cultural oferece sessão de espetáculo de teatro com interpretação em libras

O Sucata Cultural está empenhado em garantir o pleno exercício do direito de acesso à cultura para a população classificada como PCD

ree

No sábado, 27 de maio, às 20 horas, acontecerá a última apresentação da temporada do espetáculo “Rejeitados de Tal”, da Cia. Mato Elétrico, de Dourados/MS. A sessão do espetáculo terá uma característica especial: contará com o recurso de acessibilidade através da interpretação em Libras. A inclusão desse recurso em eventos culturais é de extrema importância, pois permite a participação de pessoas com deficiência auditiva, além de apoiar o trabalho de profissionais intérpretes. Essa estratégia não só proporciona acessibilidade ao conteúdo, mas também disponibiliza ingressos gratuitos para pessoas com deficiência (PCD).


Além disso, ao adotar estratégias de acessibilidade, como a interpretação em Libras, o Sucata Cultural está empenhado em garantir o pleno exercício do direito de acesso à cultura para a população classificada como PCD. Essa abordagem inclusiva coloca as pessoas com deficiência no centro da cena, ao lado dos artistas, e reforça a importância de assegurar oportunidades culturais igualitárias e significativas para todos os indivíduos. Ao criar um ambiente que valoriza a diversidade e a inclusão, estamos fortalecendo os princípios fundamentais de equidade e respeito pelos direitos humanos. Portanto, ao tornar os eventos culturais acessíveis por meio da Libras, estamos contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam desfrutar da riqueza e do poder transformador da expressão artística.


É extremamente importante que “Rejeitados de Tal” aconteça com interpretação em Libras por vários motivos. Em primeiro lugar, ao oferecer esse recurso de acessibilidade, fica garantido que pessoas deficiência auditiva possam ter acesso pleno ao conteúdo e à mensagem do espetáculo. Isso promove a inclusão dessas pessoas, permitindo que elas também participem e apreciem a arte e a cultura.


Além disso, a temática do espetáculo, que aborda a história real do maior hospício do Brasil, o hospício chamado Colônia, em Minas Gerais, onde ocorreu um genocídio que afetou a vida de mais de 60 mil pessoas, muitas delas injustamente institucionalizadas, ganha ainda mais relevância quando acompanhada pela interpretação em Libras. Através da linguagem visual e gestual da Libras, as histórias de corpos e mentes violados, tratados de forma desumana, são amplamente transmitidas, permitindo que a mensagem chegue a um público mais amplo e diversificado.


A interpretação em Libras proporciona uma experiência mais inclusiva e abrangente para todos os espectadores, ajudando a disseminar a conscientização sobre a violação de direitos humanos e as injustiças históricas vivenciadas pelas pessoas institucionalizadas no Colônia. Além disso, promove um ambiente de respeito e valorização da diversidade, estimulando a reflexão e o engajamento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.


Portanto, ao realizar o espetáculo com interpretação em Libras, o Sucata Cultural promove o acesso à informação e à cultura, respeitando a diversidade e ampliando a conscientização sobre questões históricas importantes e impactantes.


O projeto Temporada Sucata foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC –, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura.



 
 
 

Comentários


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page