top of page
Foto do escritorNotícias de Dourados

Sucata Cultural divulga programação de setembro e outubro do projeto “Temporada Sucata 2023"


O Instituto de Desenvolvimento Artístico e Social Sucata Cultural convida a cidade para apreciar novos espetáculos, show musical e exposição de artes visuais.


Subsidiado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o projeto dará continuidade em sua programação, oferecendo ao público de Dourados diversidade artística e cultural.


Com estreia marcada para a próxima sexta-feira, dia 01 de setembro, o terceiro bloco da Temporada receberá os seguintes artistas e trabalhos:


MÚSICA:


· DJ Becky Jhow: É uma drag queen, DJ e performer douradense. Comandando as noites desde 2018 com sua energia inigualável, Becky é versátil e comunicadora. A partir do início de sua carreira musical, Becky é o pacote completo e reconhece o público como ninguém, fazendo shows dentro e fora do estado de Mato Grosso do Sul. Orgulhosamente pertencente à comunidade LGBTQIAP+, em seu espetáculo traz um repertório eclético, muita dança e muita performance, quando a noite vira dia. Mas, muito cuidado, se preparem, pois o circo irá pegar fogo!


ARTES VISUAIS:


· Ed Alvarenga: Artista plástico e visual douradense, com foco em esculturas, pinturas, reciclagens, artesanato e restaurações, além de escrever poesias, Ed Alvarenga tem obras fixas expostas em diversos espaços da cidade, como o Sucata Cultural e o Éden Beer. Também é responsável pela concepção e criação direta e/ou indireta de cenários de espetáculos cênicos, como “Delírios – Traços dançantes em Lídia Baís”, da Cia. Theastai de Artes Cênicas, “Ana – A criação”, de Áurea Novais, e “Rock Space”, do Sucata Cultural. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, realizou exposições de obras criadas a partir da reciclagem, criando obras a partir de restos de construções, latas, instrumentos, garrafas, entre outros objetos, que possibilitam infinidades de formas para o trabalho do artista.


ARTES CÊNICAS:


· A vida nos traz presentes inesperados: Uma mulher comum, anônima, igual a tantas outras, em um espaço praticamente vazio. No dia do seu aniversário de casamento, ela recebe um presente inusitado de seu marido. Sozinha em cena, ela faz um balanço de sua vida enquanto abre o pacote. A partir daí, memórias, imaginação, sonhos e alucinações se misturam em uma narrativa não linear para refletir sobre a condição feminina na sociedade atual. Violência doméstica, opressão, machismo, frustrações, solidão e ausência de perspectivas são alguns dos temas abordados pela montagem.


Duração: 40 minutos.

Classificação: 14 anos.


· Des-Calço: Um monólogo sobre avós, terra e luto. "Des-calço" traz para a cena a história de luta pelo direito à terra, à existência e o direito de ter voz de mais de uma Maria do nosso Brasil. O trabalho retrata a trajetória de vida de Maria Benedita, avó da atriz, uma mulher de fé que buscou no direito à terra a possibilidade de mudar sua história e a de toda a sua família. A partir de uma pesquisa ancestral, o espetáculo encena a realidade das pessoas que trabalham no campo, o percurso existencial e a marcas históricas de uma mulher que não descansou até tomar posse, com obstinação e coragem, do que era seu por direito. Com orientação de Carla Ávila e direção de Antonio Netto, a atriz Raquel Stainer utiliza técnicas descoloniais para a criação do espetáculo que tem como principal objetivo, além de incitar emoção e identificação, promover uma aproximação do espectador com a realidade de muitas famílias que vivem no interior do Brasil. “Des-calço” nasce de um processo de luto da atriz Raquel Stainer após a morte de sua avó em tempos pandêmicos. Através da arte, a atriz encontrou lugar para cuidar dos afetos, manter viva a memória dos avós e honrar a sua ancestralidade.


"E o que restam são as lembranças

As mais lindas que eu poderia ter."


Duração: 40 minutos.

Classificação: Livre.



O terceiro bloco da temporada seguirá a seguinte agenda:


· DJ Becky Jhow: 01 de setembro (sexta-feira).


· Exposição de Ed Alvarenga: 01 de setembro a 31 de outubro (diariamente).


· Espetáculo “A vida nos traz presentes inesperados”: 02, 09 e 16 de setembro (sábados).


· Espetáculo “Des-Calço”: 07, 14 e 21 de outubro (sábados).



Ao público que se interessar, a Temporada Sucata 2023 acontece no Sucata Cultural, localizado à Rua Onofre Pereira de Matos, número 805. Os ingressos para os espetáculos estão sendo vendidos à preço popular, no valor de R$ 10,00 (dez reais). Para o show musical e a exposição de artes visuais a entrada é gratuita.

Comments


bottom of page