top of page

Rejeitados de tal: novo espetáculo que estreará na Temporada Sucata 2023

Foto do escritor: Notícias de DouradosNotícias de Dourados


O projeto Temporada Sucata 2023 convida o público para o terceiro espetáculo da categoria Artes Cênicas, o trabalho “Rejeitados de Tal”, da Cia. Mato Elétrico, de Dourados/MS.


SINOPSE: Inspirado na realidade, o espetáculo relata a história de pessoas que viveram no maior hospício do país, chamado Colônia, em Minas Gerais. Nele, ocorreu um dos maiores genocídios da história brasileira, levando a vida de mais de 60 mil pessoas. Para o Colônia foram mandados os rejeitados pela sociedade, ou, pelas famílias. Absurdamente 70% dos pacientes não eram diagnosticados com qualquer tipo de doença mental. “Rejeitados de Tal” denuncia um fato histórico, pouco conhecido pela sociedade. Nos leva para um passado por vezes atual... Mostra a história de corpos e mentes violados e tratados de formas desumanas, retratando a vida de pessoas institucionalizadas e a busca destas por uma vida digna e, se possível, um final feliz.


As expectativas do grupo é conseguir “atingir a maior quantidade de pessoas para que elas possam conhecer um fato histórico que aconteceu em nosso país tão pouco mencionado, e isso talvez não seja por acaso. Uma parte da história brasileira sendo contada através do teatro, promovendo o acesso e o direito de conhecimento a todos e todas. O público esperar um espetáculo com histórias de pessoas reais que tentaram sobreviver no maior hospício do país. A proposta é que as pessoas vejam e escutem as atrocidades que eram cometidas dentro do Colônia.” Para a encenação, “é inegável a utilização do trabalho corporal e vocal do elenco que pesquisou desde o teatro brechtiano, que busca evidenciar questões sociais, até elementos da dança-teatro e técnicas corporais. Com dramaturgia forte e, por vezes poética, construída coletivamente, evidenciando as mazelas vividas pelas vítimas do maior genocídio do país.”


Com relação a participação na Temporada Sucata 2023, a Cia. Mato Elétrico “considera importante enquanto grupo participar da Temporada como uma boa chance de sermos vistos por um grande público, de adquirirmos experiência e de podermos ter trocas com artistas do Sucata e da região que muito admiramos. A Temporada Sucata Cultural oferece espaço para aqueles que estão começando. Nós da Cia. Mato Elétrico somos um grupo recém-formado que terá visibilidade dentro do projeto e essa participação influenciará diretamente na nossa inserção no cenário cultural da região. O projeto nos encanta por abarcar artistas de diferentes regiões descentralizadas sul-mato-grossenses, propondo um encontro entre artistas locais que passam despercebidos pelos grandes centros. O projeto fomenta a democratização da arte e da cultura.”


Ficha técnica:

Pesquisa e dramaturgia: Adriano Paes, Kaio França, Kazuo Iamaguti, Nórton Marchewicz, Sarah Ferreira, Stheffany Castelli e Tayná Campos

Elenco: Kaio França, Kazuo Iamaguti, Nórton Marchewicz, Stheffany Castelli e Tayná Campos

Direção: Adriano Paes

Figurino: Kazuo Iamaguti

Preparação corpóreo-vocal: Kaio França

Maquiagem: Stheffany Castelli

Música: Adriano Paes e Kaio França

O Canto de Sueli: Sueli Rezende

Concepção de Trilha: Guilherme Godoy

Produção: Raquel Stainer

Criação de Iluminação: Rodrigo Bento

Operação de Iluminação: Giovanna Lavagnoli

Operação de Som: Raquel Stainer

Agradecimento especial: Gina Tocchetto, Igor Schiavo e Karla Neves


Classificação: 14 (catorze) anos.

Duração: 60 (sessenta) minutos.


Quando estreou, o espetáculo foi construído como TCC artístico no curso de Artes Cênicas com apresentações na UFGD. O espetáculo é composto por artistas independentes, com pesquisas singulares, reunidos em torno da criação coletiva e com o objetivo comum de falar e promover a reflexão sobre questões evidentes na sociedade.


A agenda de apresentações é a seguinte:

13 (treze) de maio;

20 (vinte) de maio; e

27 (vinte e sete) de maio.


Sendo sempre aos sábados, às 20 (vinte) horas, os ingressos já estão à venda no espaço do Sucata Cultural à preço popular, no valor de R$ 10,00 (dez reais).


A sessão do dia 27 (vinte e sete) de maio será uma sessão especial, voltada para o público portador de deficiência auditiva com direito a um intérprete de Libras como ferramenta de acessibilidade. Para essas pessoas o ingresso será 100% gratuito.


O projeto Temporada Sucata foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC –, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura.

Comments


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page