No primeiro semestre, foram 8 turmas em Campo Grande e Dourados
O Programa UEMS ACOLHE concluiu na semana que se comemorou o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, mais uma edição do Curso de Extensão 'Português para Migrantes Internacionais: Módulo Acolhimento'. Participaram desta edição alunos das cidades de Campo Grande e Dourados, num total de oito turmas, com aproximadamente 200 alunos migrantes internacionais, oriundos de diversas nacionalidades, sendo venezuelanos, haitianos, africanos e árabes, de vários países, as comunidades mais representadas. As aulas de Português ainda continuam em Cassilândia, com previsão de encerramento no mês de setembro.
Dados levantados ao longo do semestre com os alunos migrantes internacionais participantes dos cursos de Português do Programa UEMS ACOLHE expressam toda diversidade e possibilidades de inserção, como, por exemplo, o fato de 93% dos alunos morarem definitivamente no Brasil e apenas 7% estarem de passagem no país. Outro dado importante diz respeito à escolaridade dos alunos participantes do curso, sendo que mais de 25% deles possuem ensino superior completo, inclusive com cursos de mestrado e doutorado, e pouco mais de 35% possuem o ensino médio completo. O tempo de residência no Brasil também é outro dado bastante relevante, variando entre 2 meses a 14 anos.
Para o professor João Fábio Sanches Silva, coordenador do Programa UEMS ACOLHE, "um dos indicadores que mais nos chama a atenção, e que revela o caráter de contribuição desta comunidade à sociedade sul-mato-grossense, diz respeito à empregabilidade, sendo que mais de 60% dos alunos migrantes internacionais matriculados nos cursos de Português estão empregados atualmente".
A cerimônia de certificação dos concluintes ocorrerá em agosto. E o Programa UEMS ACOLHE não para! Já está prevista a nova oferta do curso para o início de setembro nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Cassilândia e Corumbá, além de tratativas junto ao governo do estado para a ampliação das ações em outras quatro cidades.
O Programa UEMS ACOLHE também estará a frente de um projeto nacional de capacitação para a comunidade haitiana, como também no oferecimento de cursos de português acadêmico para os alunos migrantes internacionais matriculados nos cursos de graduação da UEMS e nas atividades de preparação para a oferta futura do exame Celpe-Bras em Campo Grande pela UEMS.
Para mais informações, uemsacolhe@uems.br ou pelo número 67 99984-6419.
Por: Eduarda Rosa
Comments