top of page

Produzido na UEMS, “Mulheres na Ciência” será exibido no maior evento científico da América Latina

O documentário será exibido na “Tenda das Mulheres” de 14 a 17 de julho, sempre das 11h40 às 14h10

O documentário Mulheres na Ciência, produzido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Fundect, terá seis exibições ao longo da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 13 a 19 de julho de 2025, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE). Reconhecida como o maior evento científico da América Latina, a reunião anual da SBPC tem como tema este ano “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, e contará com uma programação especial voltada para mulheres na ciência brasileira.


A presença do documentário na programação oficial da SBPC consolida sua crescente repercussão que tem extrapolado as fronteiras do Estado. Após percorrer várias cidades de Mato Grosso do Sul, o filme já teve exibições no Rio de Janeiro, no prestigiado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e segue ampliando sua trajetória, recebendo sondagens para exibições em outros estados do país.


Produzido pelo Mídia Ciência, vinculado ao projeto Ciência Cidadã da Fundect e ao Laboratório de Popularização da Ciência da UEMS, o documentário reúne relatos de 16 pesquisadoras sul-mato-grossenses e expõe, com profundidade e sensibilidade, os desafios enfrentados por mulheres na ciência. Desafios como a conciliação entre maternidade e carreira, a vigilância sobre suas aparências, dificuldade em serem ouvidas em reuniões e a luta constante por reconhecimento em ambientes ainda marcados pelo machismo estrutural.


“Nós sempre acreditamos muito no potencial desse documentário e estamos honrados em estar na programação do maior evento científico da América Latina. E mais ainda por poder exibi-lo não só uma única vez, mas em todos os dias do evento. É um grande reconhecimento à qualidade das ações de popularização da ciência que têm sido realizadas aqui em Mato Grosso do Sul”, destaca André Mazini, coordenador geral do projeto.


Calendário de exibições


Durante a reunião da SBPC, o documentário será exibido na “Tenda das Mulheres” de 14 a 17 de julho, sempre das 11h40 às 14h10. Já no dia 18 ele será exibido no “Stand 3”, no mesmo horário.


Finalista em Prêmio Nacional


O programa de popularização da ciência responsável pela produção do documentário está na final nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorre no início de julho na Fapesp, em São Paulo. A ação concorre com outros dois projetos da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). O resultado será anunciado em cerimônia no dia 3 de julho.

Hozzászólások


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page