top of page

Pesquisa pode contribuir para potencializar cultura de inovação na UEMS


Facilmente encontrada em universidades “a cultura de inovação é um tipo de cultura organizacional que possui um ambiente corporativo pautado na valorização da criatividade, inovação, promoção do aprendizado contínuo, apoio mútuo entre os colaboradores e busca da melhoria constante na entrega de serviços ao usuário.”



Mas como avaliar o nível desta “Cultura de Inovação” em uma instituição? Foi justamente com esse objetivo que a aluna de mestrado Ana Raquel Cypriano Pinto Sena desenvolveu e apresentou ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede, sob orientação do docente Prof. Dr. Fernando Thiago, uma pesquisa como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração Pública.

 

Ana Raquel explica que o objetivo do trabalho foi verificar o nível de cultura de inovação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, baseado na percepção dos servidores técnicos administrativos. "Um dos eixos que a Universidade possui é o da inovação. No entanto, além da inovação na pesquisa, no ensino e na extensão, como a inovação é conduzida na esfera administrativa? A curiosidade surgiu desse questionamento."Ela acrescenta que para isso, foi realizada pesquisa de natureza quantitativa, utilizando a técnica de levantamento (survey). A amostra consistiu de 107 servidores ativos do quadro de pessoal da UEMS, seja de cargo ATNM e TNS.


“O instrumento de coleta de dados foi validado semântica e estatisticamente por meio da Análise Fatorial Confirmatória e os dados foram analisados por medidas de tendências central e análise estatística descritiva”.

 

Segundo a mestranda os resultados mostraram que os servidores associam a presença da cultura de inovação mais facilmente à estratégia de inovação no Relacionamento com contexto externo da Universidade, em ações voltadas à extensão, por exemplo, e que itens do contexto interno necessitam de atenção para aprimoramento de práticas administrativas.


Ana acredita que com o diagnóstico realizado, estima-se que a instituição consiga potencializar seus pontos fortes e criar um plano de ação para suas fragilidades, de maneira que a otimização processual seja usufruída pelos seus usuários e sociedade em geral. "O corpo técnico administrativo da UEMS é constantemente estimulado a buscar aprimoramento e qualificação e é extremamente relevante que a gestão busque o alinhamento da cultura da instituição com o seu planejamento estratégico", defende Ana Raquel.

 

A pró-reitora de Desenvolvimento Humano e Social, Vânia Pereira Morassutti Benatti, foi convidada pela acadêmica a assistir sua defesa. Vânia conta que o trabalho de Ana Raquel foi bastante elogiado pela banca. Este trabalho evidencia a relevância da inovação no contexto acadêmico e administrativo da UEMS. Ana Raquel está de parabéns. “A pesquisa que ela realizou é um exemplo claro de como a busca pelo conhecimento e a formação contínua podem gerar impactos significativos no desenvolvimento institucional. Que este exemplo sirva como motivação para todos nós, reforçando nosso compromisso com a inovação e o progresso sustentável”.Vânia ainda acrescentou que a UEMS incentiva todos os servidores a investirem em programas de pós-graduação e a explorarem temas inovadores, contribuindo assim para o crescimento coletivo da universidade.

 




留言


bottom of page