top of page

Parceria entre FUNTRAB e sturtup promete facilitar o processo de contratação

Por: Elisa Lorini DRT 2228/MS

Empresas e trabalhadores responderam um questionário que levantou as principais dificuldades para contratar e ser contratado

A FUNTRAB - Fundação Do Trabalho De Mato Grosso Do Sul, firmou uma parceria com uma empresa de tecnologia focada em recrutamento de pessoas com o objetivo de descobrir as dificuldades na hora de contratar e se colocar no mercado de trabalho. A startup Tamandú percorreu oito cidades do Estado para fazer o levantamento de dados, ao todo 500 empresários e 500 trabalhadores fizeram parte da pesquisa.


O gestor da FUNTRAB – Casa do Trabalhador de Dourados, Clécio Tina, explica que a parceria tem o objetivo de melhorar o índice de empregabilidade. “A Tamandú está realizando esse trabalho de levantamento no campo para que possamos resolver essa distância do empregador com o empregado e quais são as reais dificuldades na hora da contratação”, esclarece o gestor.


Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário online com os responsáveis das empresas participantes e com pessoas que foram até a FUNTAB em busca de uma vaga. “Nós desenvolvemos um aplicativo com perguntas pertinentes para obtermos as informações necessárias para a FUNTRAB. No momento do preenchimento um entrevistador acompanha o trabalhador e o empresário para tirar eventuais dúvidas”, diz Igor Andrade, Fundador da Tamandú.


Além de Dourados as cidades de Ponta Porã, Três Lagoas, Cassilândia, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Corumbá e Campo Grande também participaram da pesquisa, que aconteceu entre o dia 9 e 31 de janeiro. Os resultados estão sendo tabelados e serão entregues a FUNTRAB. “Após recebermos os resultados vamos realizar um estudo para elaborar um plano de ação, para solucionar os problemas que advirão do levantamento, para assim, tornar o processo de contratação ainda mais efetivo”, orienta Clécio Tina.


O fundador da startup comenta sobre alguns resultados iniciais obtidos. “O trabalhador busca por salários melhores, por carga horaria mais flexível e preferem trabalhar em locais mais próximos da casa deles, e muitas vezes existem empresas na região com vagas abertas, mas o trabalhador não tem essa informação, uma opção para solucionar essa questão seria um software que faça esse raio de alcance entre as duas pontas. Já os empregadores relatam que divulgam as vagas, mas não encontram os candidatos e quando aparecem muitas vezes não possuem qualificação para a vaga”, finaliza.



Comments


©2021 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

R. Toshinobu Katayama, 1020, Sala 4. CEP: 79826-110 | Dourados-MS.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page