top of page
Foto do escritorHariet Raffel

Já ouviu falar do empresário narcisista?

Existem diversos perfis de empresários com características e estilos de gestão que podem influenciar no crescimento da empresa.


Entre eles existem o empresário visionário, o reclamão, o empreendedor serial, o carismático, o pragmático, o desconfiado, o tecnológico, o tradicional e o narcisista.


Todos esses perfis, além de outros existentes, podem levar a empresa ao sucesso, à estagnação ou, até mesmo, a derrota.


Líderes de todos os setores devem saber reconhecer em si qual o seu perfil de empresário e qual perfil se destaca mais em suas atitudes, para melhorar ou corrigir e ter uma gestão de empresa e pessoas mais eficaz.


O perfil narcisista refere-se aquele empresário que tem em suas atitudes a autoestima elevada, uma visão grandiosamente positiva de si mesmo, acredita que só ele consegue resolver as coisas e mais ninguém.


Tem a necessidade de constante admiração, busca por validação e reconhecimento das pessoas por suas realizações.


A maioria tem falta de empatia, tem dificuldade de compreender e se importar com outros. Apresenta, também, características de arrogância, grandiosidade e manipulação.


Busca sempre por status e reconhecimento e não aceita, de forma alguma, críticas e sugestões.


É importante notar que essas características podem variar em intensidade e não devem ser consideradas isoladamente, o empresário narcisista tem essas atitudes constantes.


Além disso, nem todos os empresários possuem essas características, muitos empreendedores de sucesso demonstram traços saudáveis de liderança e cooperação.


É preciso a consciência do empresário que ele possui essas características e buscar melhoria através do autoconhecimento, de cursos de liderança e alta performance e assim, mudar para outro perfil, como o empresário carismático e visionário.


Colunista: @hariet_raffel




Kommentare


bottom of page