Ação visa reforçar a importância da preservação de nascentes, córregos e mananciais, e acontece em parceria com o projeto Nascente Viva Yvu Oikoveva
Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Em alusão à data, o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), promoveu, em parceria com o projeto Nascente Viva Yvu Oikoveva, plantio de cerca de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do córrego Córrego Jaguapiru. Dezenas de alunos da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú e da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza participaram da atividade.
O Dia Mundial da Água faz parte do calendário oficial de atividades do Imam, que busca realizar ações com foco no uso racional, conservação dos ambientes aquáticos e preservação. “Essa atividade é uma demanda da comunidade indígena e em contrapartida a gente promove a interação com os estudantes na prática. Isso é importante para fomentar a conservação de toda a cadeia da água, desde a nascente, as condições dos rios e córregos, o seu tratamento para o consumo, a distribuição, tratamento do efluente e novamente o seu retorno para os rios”, explica o diretor de Educação Ambiental do Imam, Ítalo Ribeiro.
Ele também salienta que ações como a de hoje reforçam o conteúdo, trazendo também padrão lúdico com caráter social e cultural. “A dimensão ambiental não está dissociada dessas outras”, conclui Ribeiro.
Um dos fundadores do projeto Nascente Viva Yvu Oikoveva, o professor Catejano Vera lembra que a iniciativa começou em 2018, partindo da necessidade vista pela comunidade para preservar a área das margens do córrego Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados. “Estávamos preocupados porque essa água na região poderia acabar. Decidimos fazer algo perto da nossa comunidade e que envolve as escolas, além de ajudar na promoção da pesquisa científica”. Atualmente, segundo dados da equipe, mais de 16 mil árvores já estão plantadas.
“Ações como a de hoje mostram a maturidade do nosso projeto com a presença do Imam e vários professores, o público de fora também vê o resultado com o que podemos chamar de nossa pequena floresta. Dá uma sensação de dever cumprido ver que tudo está evoluindo e sendo repassado para os alunos Rede Municipal e Estadual que também crescem com essa consciência”, completa Catejano Vera.
Programação
As atividades organizadas pelo Imam, em alusão ao Dia da Água, continuam nesta semana. Na quinta-feira (23), às 8h e às 13h30, estudantes do ensino fundamental da Eescola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, participam de palestra ministrada pelo Prof. Ms. Cajetano Vera com o tema “Por que o Dia Mundial da Água? O que fazer?”.
A mesma palestra será repetida na sexta-feira (24), às 9h e às 15h, para alunos do ensino médio da na Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza, na Aldeia Jaguapiru.
Commenti