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Ideb: educação de MS e Campo Grande têm resultado abaixo da média nacional nos ensinos fundamental e médio

Dados divulgados na quarta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consideram o desempenho dos alunos principalmente em matemática e língua portuguesa.


Estudante com livro (imagem de arquivo) — Foto: Reprodução/RBS TV

O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil, mostra que Mato Grosso do Sul teve o resultado abaixo da média nacional nos ensinos fundamental e médio. A capital sul-mato-grossense também não alcançou o resultado esperado.


Os dados foram divulgados, na quarta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


➡️A pontuação varia de 0 a 10, unindo o número de alunos aprovados com o resultado obtido nas provas. Veja abaixo as notas conquistadas em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e a média nacional:


Anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano)


  • Média Brasil: 6,0

  • Média Mato Grosso do Sul: 5,6

  • Média Campo Grande: 5,3


Anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano)


  • Média Brasil: 5,0

  • Média Mato Grosso do Sul: 4,8

  • Média Campo Grande: 4,8


Ensino médio (3º ano)


  • Média Brasil: 4,3

  • Média Mato Grosso do Sul: 4


O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação de e aguarda retorno.


🔴O que compõe o Ideb?


O Ideb é composto por dados referentes à aprovação e reprovação dos estudantes (fluxo escolar), calculado a partir do Censo Escolar, e dados das médias de desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrem a cada 2 anos.


A escala do Ideb vai de 0 a 10. O índice é composto de dois fatores:


  • taxa de aprovação/fluxo escolar (porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);


  • notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.






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