top of page

Ibovespa sobe e registra a maior sequência de ganhos em mais de um ano; dólar cai para R$ 5,41.



O Ibovespa subiu pela sétima sessão consecutiva nesta terça-feira (9), marcando a maior sequência de valorização em mais de um ano. O desempenho positivo foi impulsionado por declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sugerindo que um progresso significativo na luta contra a inflação pode levar a cortes nos juros ainda este ano.


O principal índice do mercado doméstico encerrou o dia com alta de 0,44%, aos 127.108 pontos, atingindo o melhor patamar desde o final de maio. O Ibovespa não registrava sete altas consecutivas desde junho de 2023.


O dólar também apresentou queda, recuando 1,15% e sendo negociado a R$ 5,414 na venda. Esse desempenho reduziu a valorização da moeda em relação ao real para 11,59% no acumulado de 2024.


Em sua fala, o presidente do Fed, Jerome Powell, destacou que, apesar de a inflação norte-americana ainda estar acima da meta de 2%, ela tem mostrado sinais de melhora nos últimos meses. Ele também mencionou que mais “dados positivos” fortaleceriam os argumentos para cortes de juros pelo Fed.


No entanto, Powell evitou dar indicações claras de quando o Fed começará a reduzir os juros, o que frustrou parte do mercado internacional. Ele também expressou preocupação com os riscos para o mercado de trabalho e para a economia, caso as taxas de juros permaneçam altas por um período prolongado.


“Após a falta de progresso em direção ao nosso objetivo de inflação de 2% no início deste ano, as leituras mensais mais recentes mostraram progressos adicionais modestos”, disse Powell em comentários ao Comitê Bancário do Senado.


Após as declarações de Powell, o dólar atingiu mínimas frente ao real, mesmo que tenha avançado no exterior em relação a uma cesta de moedas fortes e à maioria das outras divisas.


Comments


bottom of page