Com a intenção de informar e mobilizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, a AApoiadores volta a realizar de forma presencial a ‘Mobilização Passos que Salvam’.
A Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados e o Instituto de Prevenção Dourados, realizam de forma presencial, após dois anos de pandemia, a Mobilização Passos que Salvam no Município. O evento acontece neste domingo, a partir das 15h, com abertura e largada no Parque dos Ipês.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), semelhante aos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre criança e adolescentes de 1 a 19 anos. Neste ano, no Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos, foram registrados 385 casos novos, até o mês de outubro.
De acordo com o diretor médico do HA Infantojuvenil, Luiz Fernando Lopes, 20% das crianças que chegam em Barretos, têm um atraso de mais de seis meses. Assim, a instituição enfrenta dois principais desafios: atraso para o diagnóstico e atraso para o início do tratamento. Por isso, há 11 anos, a Mobilização Passos que Salvam tem o objetivo de informar, gerar conscientização e atentar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, sobretudo a necessidade do diagnóstico precoce.
O evento tem o apoio da Sicredi Centro-Sul, São Bento Incorporadora, Prefeitura Municipal de Dourados, Salim Esportes, Malibu Bartenders, Carla Vargas, Uniodonto, Agência I.com, Unigran, Banana Souza, Hope Resort Dourados, Quimisul e Sanesul.
Exames de mamografia, a partir dos 40 anos e, papanicolaou, a partir dos 25 anos, podem ser realizados gratuitamente no Instituto de Prevenção Dourados, que fica localizado na Rua Izzat Bussuan, 1795, próximo ao Parque dos Ipês. O agendamento pode ser realizado nas unidades básicas de saúde do município ou pelo telefone que também é Whatzapp (67) 3410-6600.
Comments