top of page
Foto do escritorFUNTRAB

Funtrab e Semadesc discutem ações para qualificação e captação de mão de obra com o setor sucroalcooleiro


Integrar a demanda por mão de obra e qualificação focando no desenvolvimento do Estado, ouvindo os setores da economia para conhecer as necessidades dos empregadores. Estas são algumas das premissas do Governo do Estado, que por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho (Sequalit), da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) está estreitando as relações de trabalho, ouvindo todos os segmentos empresariais e industriais do Estado.


Para alinhar estas estratégias, foi realizada hoje (14) reunião entre o secretário-executivo da Sequalit, Esaú Aguiar, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, o diretor-executivo da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de MS) Érico Paredes, e coordenadores e gerentes de RH das principais usinas de etanol e açúcar do Estado. O objetivo foi debater ações para maximizar a capacitação e captação de mão de obra nas indústrias sucroalcooleiras. Somente o setor apresenta uma oferta de 1.100 vagas.


“Queremos elevar o nível de conhecimento dos trabalhadores de forma a atender a expectativa das indústrias”, salientou o secretário-executivo Esaú Aguiar.


“Nosso objetivo é tornar o Estado cada vez mais próspero. Então a prosperidade acompanha o desenvolvimento e isso vem com o aporte do Governo às necessidades que o mercado de trabalho está trazendo. Estamos desenvolvendo algumas soluções que visam auxiliar as empresas, usando a Inteligência Artificial para fazer identificação de demandas de qualificação, alinhamento de perfil e indicação de oportunidades, tentando aprimorar nossa eficiência com ajuda do segmento”, enfatizou.


Ele conclamou as indústrias do setor sucroenergético a participarem das ferramentas e ajudarem no trabalho de melhorar os indicadores de trabalho no Estado. “Queremos que vocês tragam estas vagas para que consigamos identificar a necessidade de capacitação e perfil”, reforçou o secretário-executivo.


Comments


bottom of page