Estudantes indígenas criarão soluções para acesso à água em maratona de inovação
- UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
“Trilha de Inovação – Projeto Arandu Roky” será realizada na Escola Tengatuí Marangatu para incentivar jovens a unirem saberes tradicionais e tecnologia para resolver desafios locais

No dia 16 de maio, das 8h às 17h, a Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru (Dourados-MS), será palco da Trilha de Inovação – Projeto Arandu Roky, uma jornada única em que inovação, ancestralidade e ação social caminham lado a lado. A iniciativa é promovida pelo Ecossistema de Inovação de Dourados, do qual a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) faz parte.
A trilha tem como missão mobilizar jovens indígenas para desenvolver soluções criativas e sustentáveis com foco no desafio: “Levar água a todas as torneiras” da comunidade. De acordo com a professora Jane Mendonça, representante da UFGD no Ecossistema, a realização de uma maratona de inovação dentro da comunidade indígena já é, por si só, um marco.“O Projeto Arandu Roky, que significa ‘nascendo ideias’, mobilizará as comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó na busca por soluções para o problema da água. Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como do ensino médio das escolas municipais e estaduais, formarão 10 equipes e contarão com o apoio de mentores durante todo o processo. É mais do que uma maratona. É um movimento que fortalece a cultura, o conhecimento e o protagonismo indígena”, destacou Jane Mendonça.
Ao longo do dia, a programação do evento incluirá os seguintes momentos: abertura cultural com o Grupo de Dança e Teatro VY’A, formação dos grupos e desenvolvimento das ideias, rodízio com mentores e mostra de projetos do Ecossistema de Inovação de Dourados. O encerramento contará com as apresentações finais das soluções levantadas, avaliação e premiação das melhores propostas.A realização do projeto conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Outras informações em https://www.instagram.com/ecoinovadourados/
Jornalismo ACS/UFGD
Comments