Por Emily Santos e Roberto Peixoto, g1 — São Paulo
Apesar da queda no total de matrículas, o número de alunos matriculados em escolas de tempo integral cresceu.
O número de matrículas no ensino médio em 2022 foi 5,3% menor do que em 2021, indicam os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica divulgados nesta sexta-feira (16).
Ao todo, 6.217.486 alunos estavam matriculados neste ano, o que representa uma queda de mais de 347 mil matrículas em relação às informações preliminares do ano anterior.
Os dados são significativos, já que a versão final do Censo Escolar de 2021 registrou um aumento de 3% no número de alunos no ensino médio em comparação com 2020.
Apesar da queda no total de matrículas em 2022, o número de alunos matriculados em escolas de tempo integral aumentou cerca de 10,5%, o que pode ser um reflexo da implantação do novo ensino médio no país. O ensino básico como um todo -- da creche ao ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos -- somou 35.760.081 matrículas.
O número é 2,07% menor se comparado ao Censo preliminar de 2021. São 758.005 matrículas a menos na rede pública, que em 2021 tinha 36.518.086 estudantes.
Os dados sobre matrículas são importantes para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a execução de programas na área da educação. A versão final do Censo está prevista para dezembro. 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil Um levantamento do Ipec realizado a pedido do Uniced e divulgado na quinta-feira (15) aponta que 11% das crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola no Brasil. Isso representa cerca de 2 milhões nessa faixa etária longe dos bancos escolares.
Nas classe A e B, o percentual é de 4% e, nas classes D e E, chega a 17% - ou seja, quatro vezes maior.
Entre aqueles que evadiram, 48% dizem que o principal motivo para deixar a escola foi a necessidade de trabalhar fora. Em segundo lugar, 30% afirmaram que saíram por não conseguirem acompanhar as aulas.
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