Empreendimentos terão construção especial para eliminar sobrecargas e garantir reforço na rede de energia da região
Quatro municípios de Mato Grosso do Sul (MS) irão se beneficiar com a ampliação da subestação Anastácio e uma nova linha de transmissão no estado. O empreendimento estava no Lote 11 do Leilão de Transmissão ANEEL 1º/2024, realizado nesta quinta-feira (28/03).
O objetivo da ampliação da subestação é eliminar sobrecargas nos transformadores 230/138 quilovolts (kV) existentes e aumentar a confiabilidade a partir da construção de um novo setor de 138 kV.
Já a ideia da nova linha de transmissão é garantir reforço sistêmico na região nordeste do estado Mato Grosso do Sul, a fim de viabilizar o pleno escoamento de energia elétrica com a conexão de novas usinas fotovoltaicas na região.
“A diretriz da linha de transmissão deve atravessar o Rio Pântamo, entre Inocência e Ilha Solteira 2, cerca de 1000 metros. Para isso, serão instaladas torres especiais para gerar menos impactos socioambientais na região, uma das nossas principais preocupações com a realização desses leilões”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O investimento previsto é de R$221,7 milhões com duração de 48 meses de obras. A previsão é gerar 554 empregos diretos durante a fase de construção.
LEILÃO DE TRANSMISSÃO
O Leilão de Transmissão ANEEL 1º/2024 completará uma sequência de certames visando as grandes obras de infraestrutura e interligações já licitadas pelo Governo Federal. Este é considerado o segundo maior Leilão de Transmissão na história, atrás apenas do Leilão de Transmissão nº 2/2023, realizado em dezembro de 2023.
O certame prevê 15 lotes em 14 estados com investimentos previstos de R$18,2 bilhões. O leilão se destina à construção e manutenção de 6.464 quilômetros em linhas de transmissão novas e seccionamentos e de 9.200 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
Comments