top of page

Dourados é palco para um jovem poeta que vence as barreiras sociais

A história inspiradora de Kaio Ramos vai conquistar seu coração como uma poesia muda o mundo

Ele tem apenas 23 anos de idade e já é brilhante como produtor cultural, ator, poeta, palhaço e nas horas vagas atua como artista plástico e visual. Possui aproximadamente 200 poemas escritos, 70 obras visuais, 3 audiovisuais, mais de 5 participações em espetáculos, mais de 4 performances e já está escrevendo seu segundo livro. Nasceu no Estado de São Paulo na cidade de Jaraguá onde fica a grande reserva Indígena com 532 hectares, de acordo com a Fundação Nacional do Índio.


Já sabe de quem estamos falando?


O nome dele é Kaio Gabriel Roberto Ramos, um artista talentoso que viu a cidade de Dourados como uma tela em branco, onde desenharia a sua história e trajetória cultural. “Morei com minha avó na infância e nessa época comecei a escrever poesias, aos 13 anos minha avó faleceu e em 2014 fui morar com minha mãe na Cidade Gaúcha no Paraná. Por lá, fiquei 7 anos e enfrentei as críticas, os julgamentos e preconceitos sobre minha arte. Apesar de tudo isso, recitei poemas na escola, realizei pinturas artísticas que existem até hoje”, relembra.



A VINDA


Aos 18 anos o poeta decidiu que era hora de buscar novas experiências e oportunidades, foi quando conheceu através de seus amigos a Universidade Federal da Grande Dourados. “A famosa UFGD onde tive oportunidade de ingressar em Arte Cênica através Sisu - Sistema de Seleção Unificada, projeto do Ministério da Educação que me permitiu o acesso usando a minha nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cheguei em Dourados com apenas duas malas, um colchão, uma cesta básica, pouquíssimo dinheiro e sem moradia”, diz.



EDUCAÇÃO


O acesso ao Ensino Superior proporcionou ao jovem artista, uma mudança significativa em sua vida. “No início foi muito difícil, mas graças ao Programa de Assistência Estudantil Moradia Estudantil da UFGD, pude me estabelecer na cidade e na faculdade tive a convicção que queria trabalhar com arte e cultura. Dourados me acolheu e me encheu de portas, esperança e pessoas incríveis, sou grato por conhecer pessoas como Daura, Antônio Neto, entre outros tão importantes para mim”, diz emocionado em entrevista ao Jornal Notícias de Dourados.


O ARTISTA


Kaio Ramos, como é conhecido, está prestes a se formar, trabalha na cidade e produz arte local que tem impactado a todos que possuem contato. “Me lembro do meu primeiro cachê como ator, foi emocionante. Hoje, eu não me imagino fazendo outra coisa além da arte. Sou extremamente feliz fazendo arte para o município. E, a grande novidade para esse ano de 2024 é o meu lançamento de dois livros, um presente para o Estado de Mato Grosso do Sul e para nossa linda cidade de Dourados”, finaliza empolgado o jovem poeta e escritor local.



Por: Charles Aparecido, formado em Marketing, Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Comunicação e Marketing, e Jornalista DRT 2080/MS.

Komentarze


bottom of page