O Projeto MS +Ciência de popularização da ciência anunciou nesta sexta-feira (8) o pré-lançamento do documentário "Mulheres na Ciência". A divulgação mostra o trailer oficial da produção, com trechos das entrevistas realizadas até o presente momento, ouvindo mulheres que ocupam diversas áreas da produção científica regional: alunas de graduação e pós-graduação, gestoras da educação superior, pesquisadoras de reconhecimento internacional, entre outras.
"Apesar de as mulheres representarem mais de 60% dos que concluem uma graduação no Brasil e 54% dos estudantes em cursos de pós-graduação, apenas 35% das bolsas de produtividade do CNPq de topo de carreira acadêmica são atribuídas a mulheres", aponta a coordenadora executiva do projeto, bióloga e doutora Alessandra Paim Berti, revelando uma disparidade significativa na representação feminina em posições de liderança.
"Mulheres na Ciência" explora não apenas esses desequilíbrios estatísticos, mas também as histórias reais de mulheres que enfrentam desafios como a conciliação da maternidade com o desempenho acadêmico e o enfrentamento do machismo entranhado em diversos campos acadêmicos.
O lançamento da versão final do documentário será no dia 21 de agosto, que marca o Dia Estadual da Educação Superior em MS. Segundo o coordenador da ação, o jornalista e pesquisador André Mazini, haverá exibição do conteúdo em duas sessões de cinema, nas cidades de Dourados e Campo Grande. “Estamos trabalhando em cima de mais de 10 horas de relatos potentes que revelam o drama que muitas mulheres enfrentam ao optar por uma carreira acadêmica”, diz Mazini.
O trailer e as demais informações sobre o documentário, bastidores e informações sobre o temas podem ser acessados em https://midiaciencia.com/mulheresciencia.
A narrativa do documentário é montada a partir de depoimentos inspiradores de mais de dez mulheres que fazem parte da produção de ciência em MS. Alguns relatos serão destacados ao longo do mês de março nas redes sociais @midiaciencia, @uemsoficial e @fundect.ms.
Produzido em colaboração entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), "Mulheres na Ciência" não tem fins lucrativos e se apresenta como mais do que um documentário – mas uma plataforma para que as vozes das mulheres sejam ouvidas e respeitadas em todo o espectro científico e acadêmico do Estado.
Sobre o Projeto MS +Ciência:
O Projeto MS +Ciência é um esforço colaborativo voltado para a promoção da ciência e o fortalecimento da cidadania. Através de uma série de iniciativas, incluindo este documentário, o projeto visa aumentar a conscientização e o reconhecimento do trabalho científico, com um enfoque particular nas contribuições das mulheres.
Além do site midiaciencia.com as páginas no Instagram (@midiaciencia) e no Youtube (https://www.youtube.com/@midiaciencia) também disponibilizam as produções do projeto.
Por: MS +Ciência
Comentários