O curso será formado pelos 100 primeiros inscritos, os demais ficarão na lista de espera conforme a inscrição

Os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, informam que abrem inscrições de 05 de março a 04 de abril para o Curso de Informática Básica 2025 - 1º Semestre. O curso é oferecido a toda comunidade gratuitamente e as aulas serão online.
Com oferta de 100 vagas para os 100 primeiros inscritos, sendo que os demais ficarão na lista de espera conforme ordem da inscrição, o curso é destinado à pessoas com mais de 16 anos.
Inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/informatica-basica-2025-uems/.
As aulas serão on-line, com os seguintes conteúdos: Introdução ao computador; Sistema Operacional: Windows e Linux; Navegar para web: Firefox e Chrome; Utilização de e-mail; Suíte de programas de escritório LibreOffice.
O curso será realizado por meio de vídeo aulas publicadas aos sábados, às 13h (horário MS), no canal do YouTube do curso, com calendário previsto de 15 de Março a 28 de Junho. Após cada aula, um questionário no Google Forms com três perguntas objetivas estará disponível até o sábado seguinte. A participação é obrigatória para continuar no curso.
No fim de cada módulo, haverá uma sessão de tira-dúvidas online pelo Google Meet. Depois, uma avaliação com 10 questões será disponibilizada. Para aprovação, é necessário atingir uma média de pelo menos 7,0.
A avaliação também estará disponível até a aula seguinte. É exigida uma frequência mínima de 75% para receber o certificado de 48 horas ao final do curso.
ATENÇÃO INSCRITOS
Aos inscritos no Curso de Capacitação em Informática Básica 2025, a equipe organizadora pede que fiquem atentos ao e-mail utilizado no momento da inscrição, pois ao finalizar a inscrição, a pessoa inscrita receberá neste e-mail o link do grupo de WhatsApp do Curso, que será o principal canal de comunicação.
Sobre o curso
Este curso surgiu de um projeto de parceria entre o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) - UEMS e o Exército Brasileiro (EB) visando capacitar os soldados em conceitos básicos de tecnologia da informação.
Essa capacitação tem provido não apenas a possibilidade de desenvolvimento profissional para os ingressantes na carreira militar, mas também um impacto positivo na comunidade com a formação de melhores profissionais no mercado de trabalho.
Atualmente o curso é oferecido para a comunidade da região de Dourados/MS. O presente projeto, além do caráter social, ao fazer a inclusão digital, possui também o caráter profissionalizante já que a população poderá utilizar esses saberes para o desenvolvimento de suas funções diárias.
Por: Gisleine Rodrigues
Comments